domingo, 26 de setembro de 2010

Desporto Adaptado


Salvador e amigos unidos por uma causa


A Associação Salvador promoveu ontem o “Dia do Desporto Adaptado”, em que deu a conhecer a importância da atividade desportiva para o bem-estar físico e psíquico de pessoas com deficiência. Para Salvador Almeida, tetraplégico desde os 16 anos e fundador da organização, “a iniciativa correu muito bem”.
“O desporto é um bom meio para demonstrar a estas pessoas que mesmo que não consigam jogar basquetebol ou râguebi, podem conseguir jogar boccia”, defendeu, prometendo mais ações fora de Lisboa.
O judoca Nuno Delgado foi um dos desportistas que marcou presença neste dia solidário. O atleta realçou a importância deste dia. “Só com este tipo de iniciativas compreendemos o que sentem estas pessoas”, referiu sobre o evento da Fundação, cujo site é www.associacaosalvador.com.


in record










 Portugal parte para São Paulo com grandes expectativas

A Selecção Nacional ANDDI de Meia-Maratona vai participar no 3º Campeonato do Mundo INAS-FID da especialidade, que decorre este domingo, dia 26 de Setembro, em São Paulo, no Brasil.

Portugal é um dos principais favoritos às medalhas, dado que é actualmente a selecção Campeã Europeia em título (Udine 2009) e a Vice-Campeã Mundial (Reims 2008). Destaque ainda para as selecções da África do Sul, uma das grandes potências mundiais em provas de fundo e para o Brasil que apesar de ser uma incógnita, corre “em casa”.

A nível individual as atenções lusas, no sector masculino, estão voltadas para o atleta ex-recordista mundial Paulo Pinheiro, e no sector feminino para a atleta paralímpica Maria Graça Fernandes que tentarão chegar a uma medalha. Fazem ainda parte da equipa António Soares, Bruno Gaspar e Nuno Moreira.

Este Campeonato do Mundo INAS-FID está integrado na conceituada Meia-Maratona das Pontes, prova brasileira anual.


in ANDDI


Portugal Vice - Campeão do Mundo

   

A Selecção Nacional de Atletismo Síndrome de Down terminou em beleza o 1º Campeonato do Mundo da IAADS, arrecadando mais cinco medalhas na terceira e última jornada.

O grande destaque vai novamente para Paulo Henriques que venceu os 1.500m e esmagou o anterior recorde do mundo da distância com uns 6.22.00. O atleta de Ílhavo traz para Portugal duas medalhas de ouro e dois recordes do mundo (800m e 1.500m).

Nos 400m Marcha feminino brilharam as portuguesas. Maria João silva e Milene Patrocínio ficaram com os dois lugares mais altos do pódio, conquistando ouro e prata, respectivamente. Também no sector masculino dos 400m Marcha houve medalha para Portugal, através de Bruno Leitão que ficou em 3º lugar e o respectivo bronze.

Luis Gonçalves juntou ao recorde da Europa dos 100m, o recorde da Europa dos 200m tendo conseguido a medalha de prata nesta última.

O balanço final só pode ser considerado de “excelente”, dado que nesta primeira participação portuguesa em eventos desta envergadura para atletas com Trissomia 21 e Mosaicismo, Portugal traz do México seis medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze. A Selecção Nacional foi vice-campeã mundial por equipas, ficando atrás dos anfitriões do México que contava com uma enorme delegação e ficando à frente da África do Sul que ultrapassou a Itália “na recta final” do Campeonato.


in ANDDI







Portugal repete derrota com a Polónia e termina em 4º lugar

A Selecção Nacional de Futebol terminou a aventura sul-africana no 5º Campeonato do Mundo INAS-FID. Portugal não foi capaz de contrariar o favoritismo da Polónia e voltou a perder desta vez por 5-2 com o avançado Guilherme Silva a fazer os dois golos lusos.

Com este resultado, Portugal ficou em 4º lugar, igualando o melhor resultado de sempre, que datava de 1998, quando o Campeonato do Mundo foi disputado em Leiceister, na Inglaterra.

A campanha portuguesa pode ser classificada de muito boa, dado a participação ter estado em risco de não ser consumada devido à escassez de apoios.

A Holanda que mostrou força no jogo da meia-final que ditou o afastamento de Portugal do jogo decisivo, foi derrotada na final pela Arábia Saudita no tempo extra, por uma bola a zero (1-0). Desta forma a Arábia Saudita revalidou o título conquistado em 2006.


in ANDDI

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desporto Adaptado

1º Camp. Mundo Atletismo S.Down IAADS - México 10

Selecção de Atletismo S.Down partiu para o México


A Selecção Nacional de Atletismo para atletas com Síndrome de Down, partiu rumo a Puerto Vallarta, Jalisco (México) com vista à participação no “1º Campeonato do Mundo de Atletismo IAADS”, que se irá realizar nesta cidade entre 7 e 12 de Setembro.

A comitiva portuguesa é composta por 25 elementos, entre atletas, dirigentes e equipa técnica / médica.

Neste primeira grande competição de Atletismo para atletas com Trissomia 21 ou Mosaicismo, para além da representação portuguesa irão estar presentes mais 18 países dos vários pontos do globo.

Segundo José Costa Pereira, Seleccionador Nacional e simultaneamente Director Técnico desta competição "Antes de começar, este 1º Campeonato já é um sucesso, quer pela importância de que se reveste na integração no desporto de Alto Rendimento para estes atletas com Síndrome de Down, que pela primeira vez vão ter oportunidade de competirem num grande evento internacional, quer pelo elevado número de países representativos de quatro Continentes. Relativamente à participação da nossa Selecção, é uma grande incógnita dado desconhecermos o valor dos adversários. Mas de uma coisa estamos conscientes: face ao trabalho desenvolvido, vamos por certo honrar o nome de Portugal!”
 
 
in ANDDI
 
 
 
 
5º Campeonato do Mundo Futebol INAS-FID
 
Portugal avança para as Meias-Finais
 
 
Portugal atingiu as meias-finais do 5º Campeonato do Mundo de Futebol 11 INAS-FID que se está a disputar na província de Limpopo, na África do Sul, ao ter vencido a Alemanha por 3-2.

No jogo disputado, a equipa portuguesa entrou determinada e ao intervalo vencia por 3-0, com um “hat-trick” de Guilherme Silva “Jorginho”.

Na segunda parte a Alemanha ainda reagiu, mas a equipa nacional sempre com coesão, conseguiu liderada por Micael Pinto, que viria a ser considerado, o “homem do jogo” pelos observadores da organização, aguentar a pressão e terminar com uma vitória que a coloca nas meias-finais do campeonato.

No próximo dia 8 de Setembro, 4ª Feira, realizam-se as meias-finais e Portugal vai encontrar a Holanda, Vice-campeã do Mundo e Campeã da Europa em título.

Na outra meia-final a equipa da Arábia Saudita, actual Campeã do Mundo, vai defrontar a Vice-campeã da Europa, a Polónia.

Para uma participação que esteve em risco de não ser consumada devido à escassez de apoios, Portugal neste momento igualou o melhor resultado de sempre, que datava de 1998, quando o Campeonato do Mundo foi disputado em Leiceister, na Inglaterra, onde a equipa das quinas chegou às meias-finais, tendo então perdido no jogo do 3º e 4º lugares com a Alemanha, que eliminou neste último jogo.

 
in ANDDI