Salvador e amigos unidos por uma causa
A Associação Salvador promoveu ontem o “Dia do Desporto Adaptado”, em que deu a conhecer a importância da atividade desportiva para o bem-estar físico e psíquico de pessoas com deficiência. Para Salvador Almeida, tetraplégico desde os 16 anos e fundador da organização, “a iniciativa correu muito bem”.
“O desporto é um bom meio para demonstrar a estas pessoas que mesmo que não consigam jogar basquetebol ou râguebi, podem conseguir jogar boccia”, defendeu, prometendo mais ações fora de Lisboa.
O judoca Nuno Delgado foi um dos desportistas que marcou presença neste dia solidário. O atleta realçou a importância deste dia. “Só com este tipo de iniciativas compreendemos o que sentem estas pessoas”, referiu sobre o evento da Fundação, cujo site é www.associacaosalvador.com.
in record
Portugal parte para São Paulo com grandes expectativas
A Selecção Nacional ANDDI de Meia-Maratona vai participar no 3º Campeonato do Mundo INAS-FID da especialidade, que decorre este domingo, dia 26 de Setembro, em São Paulo, no Brasil.
Portugal é um dos principais favoritos às medalhas, dado que é actualmente a selecção Campeã Europeia em título (Udine 2009) e a Vice-Campeã Mundial (Reims 2008). Destaque ainda para as selecções da África do Sul, uma das grandes potências mundiais em provas de fundo e para o Brasil que apesar de ser uma incógnita, corre “em casa”.
A nível individual as atenções lusas, no sector masculino, estão voltadas para o atleta ex-recordista mundial Paulo Pinheiro, e no sector feminino para a atleta paralímpica Maria Graça Fernandes que tentarão chegar a uma medalha. Fazem ainda parte da equipa António Soares, Bruno Gaspar e Nuno Moreira.
Este Campeonato do Mundo INAS-FID está integrado na conceituada Meia-Maratona das Pontes, prova brasileira anual.
in ANDDI
Portugal Vice - Campeão do Mundo
A Selecção Nacional de Atletismo Síndrome de Down terminou em beleza o 1º Campeonato do Mundo da IAADS, arrecadando mais cinco medalhas na terceira e última jornada.
A Selecção Nacional de Atletismo Síndrome de Down terminou em beleza o 1º Campeonato do Mundo da IAADS, arrecadando mais cinco medalhas na terceira e última jornada.
A Selecção Nacional de Atletismo Síndrome de Down terminou em beleza o 1º Campeonato do Mundo da IAADS, arrecadando mais cinco medalhas na terceira e última jornada.
O grande destaque vai novamente para Paulo Henriques que venceu os 1.500m e esmagou o anterior recorde do mundo da distância com uns 6.22.00. O atleta de Ílhavo traz para Portugal duas medalhas de ouro e dois recordes do mundo (800m e 1.500m).
Nos 400m Marcha feminino brilharam as portuguesas. Maria João silva e Milene Patrocínio ficaram com os dois lugares mais altos do pódio, conquistando ouro e prata, respectivamente. Também no sector masculino dos 400m Marcha houve medalha para Portugal, através de Bruno Leitão que ficou em 3º lugar e o respectivo bronze.
Luis Gonçalves juntou ao recorde da Europa dos 100m, o recorde da Europa dos 200m tendo conseguido a medalha de prata nesta última.
O balanço final só pode ser considerado de “excelente”, dado que nesta primeira participação portuguesa em eventos desta envergadura para atletas com Trissomia 21 e Mosaicismo, Portugal traz do México seis medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze. A Selecção Nacional foi vice-campeã mundial por equipas, ficando atrás dos anfitriões do México que contava com uma enorme delegação e ficando à frente da África do Sul que ultrapassou a Itália “na recta final” do Campeonato.
in ANDDI
Portugal repete derrota com a Polónia e termina em 4º lugar
A Selecção Nacional de Futebol terminou a aventura sul-africana no 5º Campeonato do Mundo INAS-FID. Portugal não foi capaz de contrariar o favoritismo da Polónia e voltou a perder desta vez por 5-2 com o avançado Guilherme Silva a fazer os dois golos lusos.
Com este resultado, Portugal ficou em 4º lugar, igualando o melhor resultado de sempre, que datava de 1998, quando o Campeonato do Mundo foi disputado em Leiceister, na Inglaterra.
A campanha portuguesa pode ser classificada de muito boa, dado a participação ter estado em risco de não ser consumada devido à escassez de apoios.
A Holanda que mostrou força no jogo da meia-final que ditou o afastamento de Portugal do jogo decisivo, foi derrotada na final pela Arábia Saudita no tempo extra, por uma bola a zero (1-0). Desta forma a Arábia Saudita revalidou o título conquistado em 2006.
in ANDDI