quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Desporto Adaptado

Fonte: Site oficial da ANDDI
Portugal Medalhado

Os atletas portugueses continuam a fazer sucesso nas competições em que participam. 

Desta feita, a Selecção Nacional de Natação Síndrome de Down da ANDDI-PORTUGAL terminou com 4 medalhas no 5º Campeonato do Mundo de Natação DSISO, para nadadores com Síndrome de Down.


Já na modalidade de atletismo, a equipa Masculina da ANDDI-PORTUGAL sagrou-se Campeã do Mundo colectivamente ex-aequo com a África do Sul, tendo o Brasil completado o pódio.

Maria Graça Fernandes venceu a competição feminina, conquistando a Medalha de Ouro, enquanto Bruno Gaspar foi o melhor português conquistando o Bronze.



Fonte: ANDDI








Projecto “Divulgar para Incluir”

Projecto Co-Financiado pelo INR, I.P. Subprograma Para Todos

O projecto “Divulgar para Incluir” é um projecto de divulgação, informação e sensibilização que visa o aumento dos níveis de conhecimento dos direitos dos cidadãos cegos e com baixa visão no domínio da actividade física e desportiva.
São seus principais objectivos:
  1. Promover e divulgar O direito de as pessoas cegas e com baixa visão participarem, em condições de igualdade com as demais, em actividades recreativas, desportivas e de lazer;
  2. Promover e divulgar a capacidade das pessoas cegas e com baixa visão De organizar, desenvolver e participar em actividades desportivas e recreativas;
  3. Divulgar a actividade física e a prática desportiva, enquanto importantes meios de reabilitação e de inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão;
  4. Contribuir para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres No acesso a actividades recreativas, desportivas e de lazer;
  5. Assegurar a prestação de informação, formação e recursos apropriados à prossecução de tais fins.
O projecto consiste na realização de acções de sensibilização para o valor da actividade física e do desporto como meios de formação, reabilitação e inclusão das pessoas cegas e com baixa visão,as quais integram um momento expositivo destinado a apresentar os direitos das pessoas cegas e com baixa visão - Com especial destaque para os relacionados com a prática das actividades física, desportiva e de lazer - E um momento de demonstração prática de algumas dessas actividades e do seu potencial integrativo, Com a participação conjunta de jovens cegos e com baixa visão E de jovens sem deficiência visual.

As sessões são levadas a efeito em escolas dos ensinos básico e secundário do território continental, sob orientação e com a monitorização de técnicos da ANDDVIS, e destinam-se especialmente a directores, professores de Educação Física e estudantes (e suas associações representativas) dos ensinos básico e secundário, em geral, e de escolas de referência para alunos cegos e com baixa visão, em particular, bem como a pais e encarregados de educação e suas associações representativas.



Fonte: ANDDVIS