terça-feira, 23 de novembro de 2010

Futsal Feminino

Convocatória da Selecção Nacional




Programa da Selecção:

29-11-2010 (segunda-feira)

Até às 12h00: Concentração das jogadoras no Hotel Praia Mar, em Carcavelos.
17h00: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

30-11-2010 (terça-feira)

10h30: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)
17h00: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

01-12-2010 (quarta-feira)

10h30: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)
17h00: Jogo-treino com CRC Quinta dos Lombos (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

02-12-2010 (quinta-feira)

10h30: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)
17h00: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

03-12-2010 (sexta-feira)

10h30: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)
17h00: Treino (Pavilhão Desportivo dos Lombos)

04-12-2010 (sábado)

11h20: Partida para Madrid
18h00: Treino (local a definir)

05-12-2010 (domingo)

10h30: Treino (local a definir)
17h00: Treino (local a definir)

06-12-2010 a 11-12-2010
Programa a definir em função do sorteio do calendário de jogos.

in: FPF

Desporto Adaptado

Portugal Sagra-se Campeão do Mundo


Terminou o 6º Campeonato do Mundo de Basquetebol INAS-FID da melhor forma para a Selecção portuguesa masculina de basquetebol para a deficiência intelectual que se sagrou Campeã do Mundo. No jogo da final, Portugal jogou muito bem e venceu a Venezuela por 66-45, indo o bronze para a equipa brasileira. O jogador português Ricardo Martins foi considerado o MVP (most valuable player) do Campeonato.


Nos femininos, a Austrália sagrou-se campeã mundial, demonstrando a sua superioridade face às outras equipas participantes e mostrando porque é considerada é uma das melhores equipas do mundo. Portugal e Brasil ficaram com a prata e o bronze respectivamente.


Fausto Pereira, Seleccionador Nacional, fez um balanço final muito positivo acerca da participação portuguesa neste Campeonato: "Para a equipa masculina, a medalha alcançada foi o resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo de toda a época, apesar de todos os condicionantes enfrentados, contribuindo para a afirmação de Portugal como uma grande potência a nível internacional do basquetebol para a deficiência intelectual com a renovação do título. A equipa feminina realizou prestações regulares e muito positivas, tendo sido cumprido o objectivo primário de participação neste torneio, isto é a obtenção de experiência internacional e o contacto com grandes equipas internacionais". 

Deixou, ainda, "uma palavra final para a excelente organização, uma responsabilidade da ANDDI-Portugal que contou com o grande apoio da Câmara Municipal de Tondela, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Federação Portuguesa de Basquetebol e Associação de Basquetebol de Viseu entre outros parceiros. Um evento de basquetebol com muitas pessoas do basquetebol envolvidas e que estão de parabéns!"


in ANDDI


Mundial de Remo Indoor em Caminha


A cidade de Caminha vai receber o 2º Campeonato do Mundo de Remo Indoor INAS-FID, para atletas com deficiência intelectual, que irá decorrer entre os dias 25 e 27 de Novembro no Pavilhão Desportivo Municipal local.

Este evento conta com a presença de cerca de 40 participantes de 5 países oriundos de três Regiões do globo: Portugal e Itália (Europa), Hong Kong e Macau (Ásia) e África do Sul (África).

A Selecção Nacional, que fez o seu último estágio de preparação no passado fim-de-semana em Montemor-o-Velho, é constituída pelas seguintes elementos: José Pereira, Nelson Garrote, Pedro Quintas, Ricardo Pires, Ana Ramos, Carla Lisboa, Cristina Soares, Elisabete Santos, Paula Santos, Sara Pinho (todos Remadores) e João Pardal (Chefe de Delegação), António Neves (Team Leader), Nuno Santa Rita (Coordenador Técnico), Isabel Jesus e José Pedro Guimarães (Treinadores).

Espera-se que Portugal continue a coleccionar êxitos nesta vertente do Remo, depois das brilhantes participações em Liberec (Global Games) e em Hong Kong (1º Campeonato do Mundo) com 3 medalhas de ouro e duas de bronze neste último.



in ANDDI

sábado, 13 de novembro de 2010

Desporto Adaptado

Tudo a postos em Tondela - 6º CM Basquetebol INAS-FID


Tudo a postos no Pavilhão Municipal de Tondela, distrito de Viseu, para o início do 6º Campeonato do Mundo de Basquetebol INAS-FID, que irá decorrer nesta bela cidade entre os dias 14 e 21 de Novembro, numa organização da ANDDI-Portugal (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual) em conjunto com Câmara Municipal de Tondela.

Este evento internacional específico para jogadores com deficiência intelectual conta com a presença de cerca de 120 atletas provenientes de 7 países (em femininos e masculinos): Argentina, Austrália, Brasil, França, Grécia, Portugal e Venezuela. Para além dos restantes 60 elementos, entre membros da organização, técnicos, árbitros e voluntários.

Fausto Pereira, Seleccionador Nacional, refere que está expectante em relação à participação masculina, pois Portugal é campeão em título. Todavia, a tarefa da revalidação será árdua pois as outras selecções estão bastante fortes e as condições para a preparação da equipa portuguesa não foram as mais favoráveis. Nos femininos, a equipa nacional ainda é muito jovem sendo a obtenção de experiência competitiva o objectivo principal.


Todas as informações sobre o Campeonato, resultados e fotos disponíveis em http://www.anddi.pt



in FPDD









A FPAS aproveita para divulgar o evento "Sessão de Fado para Surdos" que se irá realizar no próximo dia 14 de Novembro.

domingo, 7 de novembro de 2010

Futsal Feminino

Selecção feminina está de regresso!

A Federação Portuguesa de Futebol deverá anunciar esta semana o regresso da Selecção feminina de futsal.

A Selecção Nacional de futsal feminino está de volta. A FPF decidiu reactivar uma equipa que não competia desde Abril de 2004, altura em que empatou com a Espanha a três golos.

Esta medida visa, essencialmente, acompanhar o desenvolvimento que a modalidade tem tido nos últimos anos em Portugal, criando também um espaço para que as melhores jogadoras nacionais possam aparecer.

Jorge Braz, seleccionador de futsal masculino, deverá ficar, também, a liderar a formação feminina.

O regresso da equipa portuguesa coincidirá com a participação numa competição que decorrerá em Espanha e contará com algumas das melhores selecções europeias.


in abola




O que tantas atletas desejavam, torna-se agora realidade. Como diz o velho ditado "mais vale tarde do que nunca", o regresso da Selecção Nacional vem aumentar as expectativas de atletas e dirigentes quanto ao futuro da modalidade a nível nacional. Uma modalidade que tem crescido muito ao longo dos anos e que já ultrapassou em larga escala o nº de atletas e de clubes de fut de  11 feminino. O esforço e dedicação de todos os envolvidos nesta modalidade, vem agora dar os seus frutos e o reconhecimento merecido. Esperemos que com esta reactivação da Selecção Nacional, se pense mais a sério quanto à criação do tão desejado campeonato nacional e que isso se torne realidade a curto / médio prazo.