Abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude de Singapura
Sob o olhar atento de todo o mundo, e em particular das largas dezenas de milhares de espectadores que enchiam por completo o complexo de Marina Bay bem no centro da cidade de Singapura, realizou-se do dia 14 de Agosto entre as 13h10 e 15h15 de Portugal Continental, 20h10 e 22h15 horas locais a Cerimónia de Abertura dos Primeiros Jogos Olímpicos da Juventude de Singapura.
Assistiu-se a um Evento verdadeiramente espectacular, que combinou fantásticas coreografias musicais, luz e multimédia estando envolvidos mais de 7000 voluntários. Recorde-se que estes Jogos Olímpicos da Juventude decorrerão entre 14 e 26 de Agosto, movimentando cerca de 3600 Atletas, num universo de 204 nações, competindo entre si em 26 modalidades.
A Missão Portuguesa composta por 34 elementos, assistiu com emoção à entrada da bandeira Portuguesa no desfile, pelas mãos do porta-estandarte, o Atleta Mário Silva.
O Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente Moura, presente em Singapura, referiu nesta ocasião: «a criação dos Jogos Olímpicos da Juventude é a concretização de uma ideia de grande alcance e algo que representa um salto em frente na universalidade do desporto Olímpico».
O Presidente do COP concluiu, «desejando as maiores felicidades desportivas a todos os Atletas Portugueses, estando certo que esta oportunidade será certamente um marco inesquecível nas suas vidas».
A cerimónia terminou com o tradicional momento do acender da chama Olímpica, antecedida das palavras do Presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, que referiu a importância dos valores da Excelência, Amizade e Respeito, neste novo capítulo da cultura Olímpica, acrescentando ainda a diferença entre Vencer e ser Campeão, a importância de ser um exemplo inspirador para os outros, defendendo acima de tudo a ética e a honestidade desportivas.
in Comité Olímpico de Portugal
Jogos Olímpicos da Juventude - Participação Portuguesa 1º Dia
No 1º dia de prova, estiveram em acção os seguintes Atletas Portugueses: Raquel Rocha (Triatlo), Patrícia Batista (Remo) e na Natação, Ana Rodrigues (50m bruços), Maria Rosa (200m estilos), Gustavo Santa (400m estilos) e Alexis Santos (100m costas).
O destaque do dia vai para a Atleta Ana Rodrigues (natação, 50m bruços) que venceu as duas séries em que participou, classificando-se com o 3º melhor tempo no agregado para a final (32.30).
Refira-se no entanto que a prestação de todos os Atletas Portugueses esteve em bom plano, com alguns azares pelo meio, como foi a queda da Raquel Rocha na prova do triatlo que claramente a condicionou quando seguia no grupo da frente, tendo feito a partir daí uma prova em grande esforço, terminando no 18º lugar em 1:06.09 horas, nesta que foi a única final do dia.
No Remo na prova de 1 km, Patrícia Batista foi 5ª classificada na sua série, com o tempo 4.05.64.
Na Natação, os restantes resultados foram os seguintes: Gustavo Santa, que competiu doente, foi 6º classificado na sua série (400m estilos) com o tempo de 4.07.90, não seguindo em frente na competição, Maria Rosa (200m estilos) registou 2.24.23 e também não se apurou para esta final, finalmente Alexis Santos (100m costas), foi 4º na sua série onde averbou o tempo de 57.34 apurando-se para a semi-final, na qual alcançou o 8º posto, o que inviabilizou a sua presença na final.
in COP
Jogos Olímpicos da Juventude – Participação Portuguesa 2º dia - Ana Rodrigues, conquista Bronze nos 50m bruços para Portugal
O grande destaque vai para a nadadora Ana Rodrigues que conquistou a medalha de Bronze, relativa ao seu 3º lugar nos 50m bruços, realizando 32.49, mais 0.43 que a vencedora a Canadiana Rachel Nicol.
Classificação da Final 50m Bruços:
1ª Rachel Nicol CAN – 32.06
2ª Martha Carrari ITA – 32.44
3ª Ana Rodrigues POR – 32.49
Mário Santos, Chefe da Missão Portuguesa, era um espelho da alegria partilhada por todos dizendo, «estamos muito satisfeitos, a Ana teve uma prestação excelente. A prova foi muito dura, bastante competitiva, estavam presentes as nadadoras mais fortes nesta especialidade e neste escalão e a Ana Rodrigues fez uma prova notável, tem grande futuro. Estamos muito orgulhosos, é a primeira medalha para Portugal numa competição nova, Jogos Olímpicos da Juventude, que marcarão o lançamento dos futuros campeões seniores».
Ana Rodrigues, é Atleta da Associação Estamos Juntos em São João da Madeira, é treinada por Luis Ferreira, começou a competir em 2002, e a primeira vez que competiu internacionalmente foi em 2007, tendo até hoje como melhor resultado a presença na final dos 50m bruços nos CEJ em 2009.
Igualmente em excelente plano esteve Miguel Fernandes na prova de Triatlo, onde alcançou um excelente 4º lugar, estando até final na luta pelas medalhas, ficando a apenas 7.73 do lugar mais baixo do pódio.
Classificação Final Triatlo Masculino
1º Aaron Barclay NZL – 54.41.49
2º Kevin Mcdowell USA – 54.55.28
3º Alois Knabl AUS – 55.04.72
4º Miguel Fernandes POR – 55.12.47
Miguel Fernandes, é Atleta do Clube Olímpico de Oeiras e do Clube Natação da Amadora, sendo treinado por Bruno Salvador e Filipe Coelho. Começou a sua carreira no plano interno em 2004 e a sua primeira internacionalização foi em 2008.
Destaque ainda para a Atleta do Remo, Patrícia Batista que sendo 3ª na prova de repescagem de 1km, numa série ganha pela Elza Golbe LIT, registou a marca de 4.11.61, o que lhe deu acesso a participar na semi-final C/D.
Na natação estiveram ainda em provas os seguintes Atletas: Gustavo Santa e Alexis Santos, nos 200m estilos, Gustavo Santa, averbou o 3º lugar na série 3 com o tempo 1.55.69 e Alexis Santos, competindo na 2ª série terminou em 6º lugar com o tempo de 2.08.38. Estes Atletas não se apuram para a respectiva final. Maria Rosa, competiu na série 6 da prova de eliminatórias dos 100m livres, registando o 8º lugar com o tempo de 59.45, também não seguindo mais além nesta prova.
in COP
Jogos Olímpicos da Juventude – Participação Portuguesa 3º dia - Mário Silva, Medalha de Prata Taekwondo (Categoria -63 Kg)
Mais um dia cumprido em Singapura, o 3º dia de competições nestes primeiros Jogos Olímpicos da Juventude. Dia Grande para Portugal, através de Mário Silva, que conquistou a medalha de Prata no Taekwondo, categoria (-63 kg), numa final disputada com o Coreano D.B Seo, que num combate equilibrado, o venceu por 9/5.
Mário Silva, conseguiu o melhor resultado entre os Atletas Europeus e no seu percurso até à final ultrapassou sucessivamente J.Kiki (BEN) 18/0,V. Arventil (MDA) 5/3, e na Semi-Final, B.Sungu (TUR) novamente por 5/3.
Classificação Final Taekwondo (-63 kg):
1º D.B. Seo (COR)
2º Mário Silva (POR)
3º B. Sungu (TUR)
Mário Santos, era pelo segundo dia consecutivo um Chefe de Missão Feliz e orgulhoso. «O Mário Silva fez uma prova notável, plena de querer. Este resultado é brilhante, conseguido perante adversários muito fortes, muito bons tecnicamente. A sua determinação foi o segredo do seu êxito, é um atleta muito trabalhador, humilde e terá um grande futuro pela frente». Mário Santos, acrescentou ainda, «este grupo de promissores jovens Atletas, está muito unido e coeso, é fantástico o ambiente que aqui se tem vivido, estes Atletas têm-se superado e dado tudo o que têm».
O Presidente do COP, Comandante Vicente Moura, acrescentou ainda, «Parabéns ao Mário Silva, ele é um exemplo de vontade e determinação, é já um óptimo Atleta. Quero ainda reconhecer todo o empenho de todos os Atletas que já competiram, temos tido desempenhos excelentes, naturalmente quero saudar a medalha de bronze da Ana Rodrigues na natação e quero desejar aos próximos jovens a entrar em competição a melhor das sortes e que dêem o seu melhor».
Mário Silva, de 17 anos é Atleta do Sporting Clube de Braga, cidade onde vive. Tem como treinador Joaquim Peixoto desde 1999. A sua estreia em provas Nacionais foi em 2004 e tinha Internacionalmente como melhor resultado até agora o 5º lugar no Campeonato da Europa Júnior em 2009.
Igualmente em excelente plano esteve Gonçalo Pires, na vela, Classe Byte CII, que no primeiro dia de regatas venceu a 1ª e ficou em 8º na segunda, estando provisoriamente num excelente 2º lugar da geral com 9 pts, atrás de V.Aanholt (AHO) que lidera 3pts. Gonçalo Pires, com esta prestação, abre óptimas perspectivas nesta prova, que amanhã terá continuidade com mais 3 regatas.
Destaque ainda para o nadador Alexis Santos que ficou em 2º lugar na sua série dos 50m costas, averbando com um excelente tempo de 26.62 – o 4º melhor no agregado, o que certamente lhe permitira ter uma palavra decisiva na final de amanhã.
Patrícia Batista, no remo, distância de 1000m, obteve na semi-final o 5º lugar com um bom tempo de 4.19.48, numa série vencida pela T. Cokelj (ESL). Esta Atleta do Ginásio Clube Figueirense estará novamente em acção na final D.
Na Prova de BTT feminina, Magda Martins, classificou-se num óptimo 10º lugar final com 54.19, fazendo uma média de 17.121 km/h, numa prova que teve 15.5 km de extensão, correspondendo a 5 voltas a um traçado de 3.1km. Esta competição teve 32 concorrentes à partida, sendo um top ten, um resultado digno de registo. Venceu esta prova a concorrente da Rep. Checa, K. Kalasova com menos 7.21 que a Magda Martins.
No BTT Masculino, João Leal, atleta do Alcobaça Clube de Atletismo entre 32 competidores, conquistou o 22º lugar, numa prova onde deu tudo o que tinha, mas os seus adversários estiveram em muito bom plano. Num percurso de 21.7 km, 7 voltas de 3.1 km, João Leal obteve a marca de 1.06.56, média de 19.452 km/h, mais 8.14 do vencedor o Colombiano J.
Botero.
Ainda na Vela, classe Byte CII, Inês Sobral conseguiu nas duas regatas do dia um 17º e 8º, totalizando 25 pts, o que lhe dá um 11º lugar provisório, a 19 pts do lugar mais baixo do pódio. Inês Sobral, compete novamente amanhã em mais 3 regatas.
Filipa Choon, na Ginástica Artística, realizou uma prestação notável, plena de querer de esforço, dando o seu máximo. Conseguiu um honroso 29º lugar, entre 42 atletas, totalizando 48.300 pts. Os seus parciais foram: 13.150 / 10.700 / 12.400 / 12.050. O pódio nesta disciplina ficou assim ordenado: 1º V. Komova Rus, 2º S. Tan China, 3º C. Ferlito Itália.
Finalmente na Natação, Ana Rodrigues e Maria Rosa nos 100m bruços, acusaram o esforço dos dias anteriores, recorde-se que Ana Rodrigues, ontem conquistou a medalha de bronze nos 50m bruços e foram 7as. Classificadas nas suas séries, com os tempos de 1.15.31 e 1.16.40, o que não lhes permitiu chegar à respectiva final.
in COP
Jogos Olímpicos da Juventude – Participação Portuguesa 4º dia - Rafael Reis vence no contra-relógio (ciclismo) e Gonçalo Pires continua em 2º na Vela (BYTE CII)
O 4º dia de provas da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, a decorrerem em Singapura até dia 26 deste mês, foi marcado pelas más condições climatéricas, chuva e vento, que condicionou o desenrolar normal dos Eventos previstos, com excepção às provas disputadas ao início do dia. O mau tempo influenciou sobretudo a vela, obrigando a anular a 3ª regata do dia (5ª no agregado) e condicionando naturalmente as 2 regatas que se realizaram.
O principal destaque do dia, vai para a excepcional prestação do ciclista Rafael Reis, ciclista de Alcobaça, campeão nacional júnior de fundo e contra-relógio, que venceu precisamente a prova do contra-relógio com o tempo de 3.56.64, com uma vantagem de quase 3 segundos para o segundo classificado.
Este excelente resultado foi decisivo para Portugal subir na classificação colectiva, registando após 3 das 7 provas que compõem a atribuição das medalhas, o 11º posto, mas ainda com possibilidade de ter uma palavra importante a dizer. Um sublinhado, para explicar que o regulamento dos JOJ ao nível do ciclismo não contemplam títulos individuais. As medalhas serão atribuídas às Equipas no somatório das provas do ciclismo: Contra-relógio masculino e feminino, corrida de fundo masculino, cross-country masculino e feminino e BMX Race masculino e feminino.
Classificação Final Contra-Relógio (3.2 km):
1º Rafael Reis (POR) 3.56.64 média de 48.681 km/h
2º J. Macarthy (AUS) +2.99
3º M. Andersen (DEN) +3.76
Na Vela (classe Byte CII), estiveram em acção Gonçalo Pires e Inês Sobral. Como já foi dito, as condições de tempo não foram as melhores, o que condicionou todos os dois atletas, mas parecendo afectar um pouco mais a Inês que registou 25º e um 22º nas regatas do dia o que lhe confere um 20º lugar provisório após as 4 regatas já disputadas. No sector masculino, Gonçalo Pires, mantém-se nos lugares cimeiros, é segundo com 28 pts, atrás de V. Aaholt das
Antilhas Holandesas que regista 14 pts. Gonçalo Pires, hoje foi 14º e 5º nas duas regatas disputadas.
O nadador, Alexis Santos, atleta do Sporting Clube de Portugal, participou na final dos 50m costas, realizando a boa marca de 26.86, sendo 6º classificado, numa prova onde estiveram os melhores nadadores do mundo desta especialidade neste escalão. «Foi uma final muito disputada, dei o meu máximo, estive muito perto das medalhas, foi pena, mas saio com a consciência de que dei tudo», palavras de Alexis Santos após esta final.
No Atletismo, na 1ª série da prova dos 100m, esteve Carlos Nascimento, atleta da Escola do Movimento no Porto. Carlos Nascimento foi 2º classificado com um óptimo tempo de 11.02, só sendo suplantado por D.Bolarinwa (GBR) com a marca de 10.62. Este atleta Português obteve o 10º melhor tempo das eliminatórias o que lhe dará acesso à final B, que se realizará no próximo dia 21 de Agosto.
Patrícia Batista, no remo - atleta do Ginásio Clube Figueirense, concluiu hoje a sua participação nesta edição dos Jogos, conquistando o 3º lugar na final D dos 1000m, com o tempo de 4.16.08.
Classificação da Final D – 1000m
1º CL Chan (SIN) 4.12.58
2º J.Hausberger (AUT) 4.13.73
3º Patrícia Batista (POR) 4.16.08
Mário Santos, Chefe de Missão Portuguesa faz um balanço do dia muito positivo. «Tivemos vários atletas em muito bom nível, continuamos fortes e com vontade de prestigiarmos o nosso País e dignificarmos as modalidades em que competimos. Sabemos que estamos aqui a representar uma geração de atletas e somos embaixadores do desporto Português.».
Amanhã, 19 de Agosto naquele que será o 5º dia de provas destes Jogos Olímpicos da Juventude, competirão os seguintes Atletas Portugueses:
(Triatlo) Miguel Fernandes
(Natação) Ana Rodrigues e Maria Rosa (50m livres) e Gustavo Santa (100m livres)
(Ciclismo) Magda Martins e Rodrigo Gomes
in COP
Jogos Olímpicos da Juventude - Participação Portuguesa 5º dia - Miguel Fernandes conquista Ouro para Portugal no Triatlo por Equipas
Ao 5º dia de competição, Portugal conquista a 3ª medalha, ouro. Na prova de Triatlo por equipas mistas (2 atletas masculinos e 2 femininas), ordenadas por Continentes, A Equipa Europa 1, composta por: Miguel Fernandes (POR), Alois Knabl (AUT), Eszter Dudas (HUN) e Fanny Beisaron (ISR) foram os primeiros a cortar a meta, vencendo com autoridade uma prova muito disputada onde as 3 primeiras equipas terminaram separadas por menos de 8 segundos.
Classificação Final, Triatlo por Equipas:
1º Europa 1: E. Dudas (HUNG) / Miguel Fernandes (POR) /A. Knabl (AUT) /F. Beisaron (ISR)
1.19.51.42
2º Oceania 1: E. Salthoude (AUS) / M. Gosman (AUS) / M. Dillon (NZL) / A. Barclay (NZL)
1.19.55.23 (+3.81)
3º Americas 1: K.Whitley (USA) / K. Mcdowell (USA) / A. Barraza (MEX) / L. Dias (ARG)
1.19.58.88 (+7.46)
Miguel Fernandes, que já nestes Jogos Olímpicos foi 4º na prova individual, foi o 2º membro da equipa a actuar. Cada elemento disputou uma prova designada distância super-sprint (250m natação, 7 km de ciclismo e 1.5 km de corrida, cumprindo o seu percurso num excelente tempo de 18.58).
Miguel Fernandes, no final explicou a prova na primeira pessoa: «Foi muito dura, bastante disputada, houve incerteza até ao fim. A Eszter, que foi a primeira a entrar em prova, deixou-nos no grupo da frente, mas um pouco atrás dos Australianos. Eu fui o segundo, dei tudo. Na natação consegui recuperar o atraso, no ciclismo terminámos lado a lado e depois corri como nunca, acabei esgotado, Estou muito feliz. Quero agradecer o apoio que recebi dos Portugueses que assistiram, pois eles foram um grande estímulo para mim. Temos aqui em Singapura um grupo muito coeso, e quando isso acontece, parece que tudo se torna mais fácil».
Nesta prova participou também a atleta Raquel Rocha, que integrou a equipa Europa 5, tendo obtido como resultado final um bom 10º lugar. Esta equipa foi composta pelos seguintes atletas: C. Deldaele (BEL) / A. Sirenko (UKR) / Raquel Rocha (POR) / D. Paz (ESP) 1.23.49.96 (+3.58.54 que os vencedores).
Raquel Rocha, conseguiu recuperar bem da queda que sofreu na prova individual e esteve em bom nível, fazendo um tempo de 23.05.
Esta prova registou a presença do Presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge na tribuna de honra, que a este propósito referiu, «esta prova de equipas mistas é uma interessante inovação e é um apelo ao espírito de grupo».
No Ciclismo, nas provas de BMX Race, actuaram Magda Martins e Rodrigo Gomes, cujas actuações corresponderam inteiramente às expectativas ao qualificarem-se para os quartos-de-final, conseguindo ambos boas marcas.
Rodrigo Gomes fez o 26º tempo na qualificação, 46.651, evoluindo nesta prova até ao 25º lugar final, terminando a sua prestação em bom nível, registando 2 quintos lugares e um sétimo nas 3 corridas em que participou. O vencedor, foi o Colombiano David Oquendo.
Magda Martins pelo seu lado, foi 17ª classificada na qualificação com o tempo de 47.071, alcançando no final um meritório 19º lugar, tendo para isso contribuído 3 quintos lugares nas corridas em que participou. A vencedora, foi a Brasileira Mayara Perez.
Rodrigo Gomes, é vice-campeão nacional de cross country, a vertente Olímpica do BTT, sendo também corredor de estrada. Magda Martins, é campeã nacional de cross-country. Esta disciplina de BMX é recente para ambos e estes resultados são vistos como encorajadores.
Na classificação provisória por Países, Portugal ocupa o 17º lugar, com duas provas ainda por realizar.
Finalmente na Natação, estiveram em prova 3 atletas. Maria Rosa e Ana Rodrigues nas eliminatórias dos 50 m livres, onde foram ambas sétimas classificadas nas sua séries, com os tempos respectivamente de 28.38 para Maria Rosa (+ 1.28 que a vencedora desta série G. Nikitina LAT ), e de 27.20 para Ana Rodrigues (+1.46 que a vencedora A. Santamans FRA). Com estes resultados, estas atletas estiveram num bom nível, mas não seguiram em frente na competição.
Gustavo Santa, participou nas eliminatórias dos 100m livres, onde foi 6º classificado na série 3, que foi ganha por B.Coskun TUR. Gustavo Santa fez o tempo de 53.76 (+ 1.28 que o atleta Turco).
Mário Santos, Chefe de Missão Portuguesa comentou. «Grande dia para Portugal e para o Miguel Fernandes. Este grupo é muito bom, pode ter um grande futuro. Queremos continuar a dignificar o nosso País e as Modalidades que representamos. Hoje estamos todos muito emocionados com a terceira medalha que já conquistámos».
in COP
Jogos Olímpicos da Juventude - Participação Portuguesa 6º dia - Vela – Classe BYTE CII, Gonçalo Pires e Inês Sobral continuam em bom plano
Em Singapura decorreu o 6º dia dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude, onde Portugal está representado por 19 Atletas num total de 10 modalidades. Recorde-se até este momento Portugal já conquistou 3 medalhas, Ouro para Miguel Fernandes (Triatlo Equipas), Prata para Mário Silva (Taekwondo -63kg) e Bronze para Ana Rodrigues (Natação 50m bruços).
Hoje, o mau tempo muita chuva e vento, voltou a marcar presença e a condicionar o desenrolar das provas que faziam parte do programa do dia, obrigando inclusivamente a cancelar a 3ª regata do dia na Vela.
Exactamente por isso, Gonçalo Pires e Inês Sobral sentiram mais dificuldades em impor as suas grandes qualidades, parecendo hoje que a Inês Sobral reagiu um pouco melhor as estas condições.
Gonçalo Pires, atleta de Silves e que representa o Clube Naval de Portimão, detentor de um excelente palmarés individual onde se realça o titulo nacional de 2008 em Optimist, foi 16º na 1ª regata do dia, ganha pelo K. Tapper (FIN) e registou o 14º na 2ª regata, ganha pelo Alemão H. Haufe. Na classificação Geral provisória, Gonçalo Pires ocupa agora o 10º lugar, mas com muitas regatas ainda pela frente, estando claramente na luta pelos lugares cimeiros que neste momento estão assim ordenados:
Vela, classe Byte CII masculina (após 6 das 15 regatas)
1º K. Tapper ( FIN) 25 pts
2º F. Haufe (ALE) 27 pts
3º WL Choy (SIN) 31 pts
10º Gonçalo Pires (POR) 42 pts
Pelo seu lado, Inês Sobral, atleta de Tavira e do Clube Náutico de Tavira, igualmente com excelentes resultados no seu registo, refira-se o vice-campeonato em laser 4.7 em 2009 e o 6º lugar no campeonato do mundo precisamente na classe Byte CII, esteve muito combativa conseguindo um 7º lugar na 1ª regata, ganha pela L. Vadlau (AUT) e um 11º na 2ª regata, esta ganha pela atleta de Singapura M. Yokoyama. Inês Sobral, na classificação geral acumulada está na 17ª posição, mas ainda com muitas regatas pela frente para disputar.
Vela, classe Byte CII feminina (após 6 das 15 regatas)
1ª L. Vadlau (AUT) 11 pts
2ª C. Stolz (ALE) 21 pts
3ª C. Carlsen (DIN) 21 pts
17ª Inês Sobral (POR) 63 pts
Na Natação, hoje actuaram Alexis Santos nas eliminatórias dos 200m costas e Ana Rodrigues igualmente nas eliminatórias dos 200m bruços.
Alexis Santos, nadou na 1ª série, tendo conseguindo o 4º lugar com o tempo de 2.07.68, numa corrida ganha pelo nadador da Polónia, M. Wysoczynski com menos 2.88 que o atleta Português. Alexis Santos, atleta do Sporting Clube de Portugal, fez o 13º tempo no agregado e todas as séries e terminou por aqui a sua prestação. Este Atleta de Lisboa, tem como objectivo continuar a nadar ao mais alto nível, tem em Michael Phelps o seu ídolo, regista no seu curriculum desportivo a semi-final nos CEJ dos 50m e 200m costas em 2009, e nesses mesmos jogos a presença na final dos 4x100m estilos.
Ana Rodrigues, que conquistou para o nosso País, aquela que foi a primeira medalha – bronze nos 50m bruços, marcou presença na 2ª série dos 200m bruços, tendo sido 7ª classificada com o tempo de 2.46.84, não conseguindo o apuramento para esta final. Ana Rodrigues, atleta da Associação Estamos Juntos em São João da Madeira, pelo que já fez nestes Jogos Olímpicos, entra na estrita galeria dos atletas Portugueses que alcançaram medalhas nos Jogos Olímpicos.
Mário Santos, Chefe de Missão Portuguesa na sua habitual análise aos resultados do dia, fez os seguintes comentários: «Estivemos dentro das nossas expectativas. Na vela ainda faltam disputar muitas regatas e está ainda tudo em aberto, quer o Gonçalo Pires ou a Inês Sobral, terão ainda uma palavra a dizer, na natação o Alexis Santos e a Ana Rodrigues, deram o seu melhor novamente, mas gostava que soubessem que estão aqui os melhores atletas do mundo nestas idades e o nível competitivo é muito elevado. Estes jovens terão certamente um grande futuro se continuarem a trabalhar como até aqui. Aproveito ainda para dizer que amanhã termos em prova muitos atletas, a quem desejo as maiores felicidades. Cá estaremos para os apoiar e proporcionar as melhores condições possíveis. Quero terminar, agradecendo à C. Social Portuguesa o carinho com que nos tem acompanhado, acreditem que tem sido uma motivação suplementar para todos nós».
in COP
Jogos Olímpicos da Juventude - Participação Portuguesa 7º dia - Carlos Nascimento vence final B dos 100m com muita classe. Maria Xiao (Ténis de mesa), Christina Pedroso e João Silva (Canoagem) em bom plano
7º dia dos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura. Portugal, hoje, esteve em acção através dos 4 atletas: Maria Xiao (Ténis de Mesa), Christina Pedroso e João Silva (Canoagem) e Carlos Nascimento (Atletismo).
A meteorologia voltou a condicionar o dia de hoje ao nível da Vela, pois ao desaparecer a chuva, foi-se também o vento, não havendo condições para realizar as regatas previstas.
Carlos Nascimento, (Atletismo), participou na Final B dos 100m. Correndo na pista 6, este atleta da Escola do Movimento do Porto, mostrou toda a sua classe vencendo com categoria esta corrida, registando o tempo de 10.79, estabelecendo a sua melhor marca de sempre.
Foi uma final B muito disputada, tendo-se registado uma falsa partida da responsabilidade do Mexicano Hector Ruiz. Carlos Nascimento, nos momentos que antecederam a partida, demonstrava estar calmo e muito concentrado. Bateu com a sua mão direita na palavra, Portugal que tem escrita no peito do seu equipamento, num pronuncio que iria dar tudo o que tem, para orgulho do seu País, modalidade, Família e Clube que representa.
Uma nota muito importante, para dizer que Carlos Nascimento «com o tempo que fez, teria sido 7º classificado na Final A, o que demonstra todo o seu valor e potencial», palavras de Mário Santos, Chefe de Missão, que acrescentou «que o Mário merecia ter estado na Final A, ele é um dos melhores do mundo».
Classificação 100m Final B
1º Carlos Nascimento (POR) 10.79 – novo record pessoal
2º Hector Ruiz (MEX) 10.87
3º JC Chen (TAI) 10.90
Maria Xiao, no Ténis de Mesa iniciou hoje a sua participação nestes Jogos Olímpicos. Atleta do Clube de Ténis de Mesa Mirandela, nascida em 19 de Maio de 1994 (16 anos), esteve em muito bom plano passando a 1ª fase onde integrava o grupo C em conjunto com: I. Laid (ALG), S. Sawettabut (TAI) e M. Nagyvaradi (HUN) vencendo 2 jogos por 3/0 e perdendo com a Tailandesa por 3/2 – terminando em 2º lugar e passando portanto à segunda fase desta competição, tendo agora como adversárias as concorrentes: S. Kim (PRK), NG. Kayee (HKG) e B Szocs (ROU). No primeiro jogo desta 2ª fase, Maria Xiao defrontou, novamente, uma das melhores jogadoras do mundo a Norte Coreana, S. Kim, e num jogo extraordinariamente competitivo perdeu por 3/1 com os parciais de 11-7 (V), 1-11 (D), 9-11 (D) e 11-13 (D).
Amanhã, com tudo ainda em aberto, Maria Xiao voltará a competir, desta feita com a jogadora de Hong-Kong, NG Kayee e a Romena, B. Szocs.
Na Canoagem, classe K1 Sprint, competiram Christina Pedroso e João Silva. Na prova que determinou o escalonamento desta competição, Christina Pedroso, atleta do Kayak Clube Castores do Arade, foi a 10ª mais rápida entre 24 participantes, com o tempo de 1.46.79. Com este resultado, Christina Pedroso defrontou a atleta Sul Africana, K. Segal na 1ª ronda onde perdeu, disputando por isso uma prova de repescagem. Na 2ª ronda, bateu a Canadiana J. Denhollander, registando a marca de 1.46.45. Por ironia do sorteio, a 3ª regata voltou a ser disputada com a mesma Sul Africana, K. Segal que a voltou a vencer, numa prova muito disputada até ao seu final. Com estes resultados, Christina Pedroso fez o 11º lugar na Geral, numa prova onde a final será disputada amanhã.
Pelo seu lado, João Silva, na prova de inicial e que marcou o escalonamento competitivo, fez o 9º melhor tempo com 1.33.68, novamente entre 24 participantes. Na 1ª ronda bateu o Esloveno S. Brus, apurando-se directamente para a 3ª ronda onde enfrentou o Cubano J. Mora, realizando o tempo de 1.34.04, tendo perdido contudo com este atleta por 39 centésimos, ou seja uma prova muito emocionante até ao fim. João Silva, atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima, averbou a 11ª posição Geral final, numa competição cuja final também será realizada no dia de amanhã.
Mário Santos, Chefe de Missão Portuguesa, ainda a propósito do dia de hoje, referiu: «Além do que já disse do Carlos Nascimento, que correu com uma garra e querer incríveis, o dia correu bem. A Maria Xiao, teve um desempenho excepcional, nas 4 adversárias com que jogou, defrontou 2 das melhores jogadoras do Mundo e deu-lhes muita luta, a vitória esteve muito perto de acontecer. Amanhã, tem mais 2 jogos e continua com as suas esperanças intactas. Na canoagem, fizemos em ambos os casos um lugar à porta do "Top Ten", o que correspondia as nossas expectativas».
in COP
Jogos Olímpicos da Juventude – Participação Portuguesa 8º dia - Rafael Reis, excelente prestação e 2º lugar no ciclismo prova de estrada (48 km)
Neste que foi o 8º dia dos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura, Portugal esteve representado pelos atletas do Ciclismo, Magda Martins, Rodrigo Gomes, João Leal e Rafael Reis. No Ténis de Mesa, Maria Xiao completou os jogos da segunda fase.
No Ciclismo, hoje concluíram-se as provas que determinaram os resultados desta modalidade. Recorde-se que no ciclismo, o regulamento destes Jogos Olímpicos previa apenas a atribuição de medalhas por Países no somatório das 7 provas que compuseram o seu calendário: Cross-Country (Masc/Fem), Contra-relógio(Masc/Fem), BMX Race (Masc/Fem) e Prova de Estrada (Masc), tendo Portugal conquistado o 9º lugar final com 260 pts.
Rafael Reis, esteve novamente em excelente plano, sendo 2º classificado, realizando o percurso de 48 km, 5 voltas a um traçado de 9.6 km, em 1.05.44, apenas atrás do Belga Boris Vallege, com quem disputou a vitória num emocionante sprint final. Rafael Reis, depois de ter sido o mais rápido no contra-relógio individual, voltou assim a estar ao seu melhor nível. Mário Santos, Chefe da Missão Portuguesa no final comentou. «É pena que o formato do ciclismo seja assim, o Rafael Reis com as excelentes actuações que teve, poderia ter conquistado 2 medalhas. Ele é um atleta de eleição, tem um grande futuro pela frente. Desejo-lhe muita sorte».
Ainda nesta prova, actuaram os restantes atletas Portugueses, Masculinos, presentes nesta modalidade nestes Jogos Olímpicos da Juventude, João Leal e Rodrigo Gomes que foram respectivamente 28º e 41º classificados entre cerca de 100 participantes. Ambos deram o seu máximo, estando em bom nível.
Prova de Estrada, 48 km - Classificação Final
1º Boris Vallege (BEL) 1.05.42 média 43.835 km/h
2º Rafael Reis (POR) 1.05.44
3º Nicolas Marini (ITA)
Ainda no Ciclismo, hoje também se disputou o Contra-Relógio feminino, numa distância de 2.3 km, onde participou Magda Martins que obteve o 21º lugar final com 3.43.83 com mais 25.83 que a vencedora, a Suissa, Linda Indergand.
Contra-Relógio Feminino – Classificação Final
1ª Linda Indergand (Sui) 3.18.00
2ª Karolina Kalasava (CZE) 3.23.87
3ª Ingrid Drexel (Mex) 3.25.37
Classificação Final Ciclismo (somatório das 7 provas )
1º Colombia 154 pts
2º Itália 171 pts
3º Holanda 191 pts
4º Bélgica 197 pts
5º Suissa 206 pts
6º México 221 pts
7º Dinamarca 231 pts
8º Republica Checa 243 pts
9º Portugal 260 pts
10º Chile 262 pts
Maria Xiao, no Ténis de Mesa continuou hoje a sua participação na segunda fase, fazendo mais dois jogos. No primeiro jogo do dia, enfrentou a Romena Bernadette Szocs, e perdeu por 3-2, num jogo muito emotivo onde chegou a estar a vencer por 2-1, mas a Romena que veio a vencer este grupo, conseguiu dar a volta ao resultado. Parciais: 12-14(D), 11-6 (V), 11-3 (V), 3-11 (D) e 5-11 (D).
No jogo seguinte, Maria Xiao, defrontou NG Ka See de Hong-Kong e ganhou por um claro 3-1. Parciais: 13-15 (D), 11-7 (V), 11-3 (V) e 11-8 (V). Com este resultado a atleta Portuguesa foi 3ª classificada no seu grupo, terminando por aqui a sua participação individual, voltando à competição por Equipas Mistas, dia 24 de Agosto, pela formação Europa 2, onde fará dupla com o Belga Emilien Vanrossomme.
Classificação Final – Grupo AA (2ª Fase)
1ª B. Szocs (ROM) 5 pts
2ª S. Kim (COR) 5 pts
3ª Maria Xiao (POR) 4 pts
4ª NG Ka Yee (HKG) 4 pts
No rescaldo do dia, Mário Santos, Chefe da Missão Portuguesa, teceu ainda os seguintes comentários: «Estivemos muito bem. No ciclismo, como já disse, fizemos uma grande actuação. A Magda Martins, o Rodrigo Gomes, o João Leal e Rafael Reis, estiveram bem e o resultado final por Selecções 9º, é interessante. No Ténis de Mesa a Maria Xiao, esteve muito combativa, faltou-lhe uma pontinha de sorte pois ela jogou muito bem».
in COP
Jogos Olímpicos da Juventude – Participação Portuguesa 9º dia - Inês Sobral sobe e Gonçalo Pires mantém posição (Vela Classe BYTE CII)
Nono dia, dos Primeiros Jogos Olímpicos da Juventude que se realizam em Singapura até ao próximo dia 26 deste mês. Para os Portugueses, o dia foi totalmente dedicado à Vela, onde estiveram em acção Inês Sobral e Gonçalo Pires, classe Byte CII.
O tempo voltou a condicionar o evoluir desta modalidade. Aliás, esta é provavelmente uma das notas a reter, pois tem-se assistido a uma grande variação de condições meteorológicas, ora com muita chuva e vento, ora dias sem qualquer vento, como foi exactamente o caso de hoje, o que veio a obrigar a organização a cancelar a 3ª regata do dia.
A prestação dos 2 Portugueses foi positiva. Em ambas competições, estão realizadas apenas 8 das 15 regatas que compõem o programa Olímpico. Hoje, Inês Sobral, subiu na classificação Geral e ocupa agora o 14º lugar provisório com 84 pts, fruto do 16º e 5º lugares que conseguiu. Gonçalo Pires, manteve o 10º lugar na Geral provisória com 69 pts, aqui novamente está tudo ainda por definir, registando-se um grande equilíbrio entre os primeiros classificados, registe-se o 26º e 11º lugares nas regatas hoje disputadas.
Geral Provisória Classe Byte CII – Feminina
1ª Lara Vadlau (AUT) 18 Pts
2ª Constanze Stolz (ALE) 30 Pts
3ª Celine Carlsen (DEN) 38 Pts
14ª Inês Sobral (POR) 84 Pts
No final das provas de hoje, a atleta Algarvia de Tavira, Inês Sobral, referiu: «Foi um dia bom, subi na classificação geral provisória e sinto-me bem, acredito que posso ir mais longe. O tempo tem estado muito irregular, têm sido anuladas muitas regatas e isso tem-me condicionado o ritmo».
Geral Provisória Classe Byte CII – Masculina
1º WL Choy (SIN) 38 pts
2º Ian Barrows (ISV) 42 pts
3º Florian Haufe (ALE) 43 pts
10º Gonçalo Pires (POR) 69 Pts
O atleta de Silves, Gonçalo Pires, comentou: «Estamos sensivelmente a meio desta competição e os primeiros 10 classificados estão muito próximos. A classificação geral pode ser invertida através do resultado de apenas uma regata. Vamos aguardar, estou confiante e vou dar o meu máximo».
Mário Santos, Chefe da Missão Portuguesa no final deste dia comentou, «Resultados do dia dentro das previsões. Hoje tivemos apenas Portugueses na Vela, estão ambos a dar o seu melhor e a meio da prova, têm ainda possibilidades de conseguirem resultados de relevo.
Amanhã, teremos mais modalidades e atletas em competição, vamos ver o que o dia nos reserva. Quero dar ainda os parabéns ao nadador, Gustavo Santa que ontem festejou o seu aniversário. É um jovem com muito futuro, desejo-lhe as maiores felicidades.».
Amanhã, 24 de Agosto naquele que será o 10º dia de provas destes Jogos Olímpicos da Juventude, competirão os seguintes Atletas Portugueses:
(Vela classe Byte CII) Inês Sobral e Gonçalo Pires
(Canoagem K1) Christina Pedroso e João Silva
(Ténis de Mesa – Pares Mistos) Maria Xiao
in COP