A Selecção Nacional/Liberty Seguros vai participar na Volta a Portugal com uma equipa de nove elementos, quatro elite e cinco sub-23. Todos os corredores, oriundos das equipas de clube, vulgarmente designadas por equipas sub-23, terão oportunidade para medir forças com os melhores ciclistas do pelotão principal.
in FPC
RUGBY
Campeonato não vai ter interregnos
A nova temporada desportiva promete mais competitividade, espectacularidade. Para corresponder aos anseios, a federação (FPR) criou um calendário inovador para 2010/2011, onde se destaca o Campeonato Super Bock, que começa na última semana de Setembro e termina em Janeiro, sem interregnos.
Tomaz Morais, coordenador das Selecções e seleccionador de Sevens, considera que a nova fórmula agiliza o trabalho das equipas nacionais e desperta o interesse do público: “Eu defendia que o campeonato se devia estender ao longo da época, mas uma prova mais curta liberta os jogadores para outras competições, como a Taça Patrocínio e Taça de Portugal. Os Sevens e o Beach Râguebi são outras disciplinas aliciantes”, considerou o técnico, salvaguardando que o novo formato é um teste, que poderá ser melhorado.
Na mesma sessão informal com a comunicação social, que decorreu no Campo de Direito, Carlos Amado da Silva, presidente federativo, manifestou-se entusiasmado com a recente conquista do Mundial Universitário (masculinos) e o bronze em femininos na prova disputada no Bessa, assim como o título europeu de Sevens, que será modalidade de demonstração em Londres’12. “Estamos a crescer como nunca”, concluiu o dirigente.
Mundial Universitário Sevens - Portugal Campeão do Mundo
Com a prova a decorrer no Estádio do Bessa, Porto, os atletas portugueses não deixaram fugir o título em solo luso.
O capitão da selecção portuguesa de râguebi, que conquistou o Campeonato do Mundo Universitário em sevens, revelou estar a viver um "momento inesquecível".
"Este é um momento inesquecível. Um título inesquecível. Estamos de parabéns. É um título óptimo para o râguebi português", disse à Agência Lusa Pedro Leal.
De acordo com o jogador, a "união e o trabalho" foram determinantes para a conquista do título mundial, hoje "selado" com uma vitória sobre a Rússia, no estádio do Bessa, no Porto.
A selecção portuguesa de râguebi sagrou-se hoje campeã do Mundo, apenas com vitórias, ao derrotar a Rússia por 35-17, na final do Mundial Universitário de Sevens.
Portugal esteve a vencer por 14-0, mas permitiu aos russos uma redução para 14-10, ao intervalo. No segundo tempo, apesar de um 21-17, a selecção lusa fechou o jogo com um claro 35-17.
"É muito importante para o râguebi português. Fomos campeões da Europa e, hoje, do Mundo. O râguebi português está num grande momento e temos de continuar assim e a trabalhar cada vez mais", explicou.
Pedro Leal quer agora ver Portugal a organizar provas do circuito europeu e mundial e garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
A equipa lusa tinha afastado a Espanha por 35-0 nas meias finais e conseguiu derrotar a Rússia na final, já depois de na sexta feira ter vencido esta selecção por 19-12, ainda na fase de grupos.
Também na sexta feira, Portugal tinha derrotado a Bélgica (47-5) e o Líbano (68-0), depois de na quinta feira ter vencido a Polónia por 50-7, Itália por 17-0 e Taiwan por 50-5.
in DN
Selecção feminina alcança honroso 3.º lugar
A selecção portuguesa feminina conquistou este sábado o 3.º lugar no Mundial Universitário em Sevens, prova conquistada por Espanha.
No Estádio do Bessa, no Porto, a selecção lusa venceu o Canadá por 5-0, no jogo de atribuição do 3.º posto, depois de ter falhado a final, após a derrota diante a Espanha por 17-0.
A selecção portuguesa perdeu apenas dois jogos: com a Espanha, no acesso à final, e na sexta-feira com o Canadá, ainda na fase de grupos, por 34-7.
A equipa espanhola venceu a Rússia (2.ª classificada) por 17-10 e conquistou o título.
in record
TÉNIS
Leonardo Tavares em grande na Finlândia
Leonardo Tavares alcançou esta quarta-feira um excelente triunfo no Challenger de Tampere (Finlândia), ao bater Ivo Minar, actual n.º 215 do mundo e antigo 62.º do ranking, pelos parciais de 6-4, 2-6 e 7-5.
Foi uma grande vitória do tenista português frente a um rival que já andou nos lugares cimeiros da hierarquia mundial, em 2009. Nos quartos-de-final, Tavares vai ter pela frente Alberto Brizzi, 272º, ou Mathias Bachinger, 313º.
Open Gstaad: Frederico Gil eliminado
Frederico Gil foi esta quinta-feira eliminado do Open Gstaad, na Suíça, ao ser derrotado pelo tenista cazaque Yuri Schukin (147.º do ranking do ATP).
Depois da brilhante vitória sobre o espanhol Tommy Robredo (38.º), a expetativa era de que o português conseguisse aceder à terceira eliminatória do torneio, mas Gil acabou por ter muitas dificuldades no encontro e acabou por ceder dois sets ao adversário, sendo batido pelos parciais de 6-3 e 6-3.
Apesar da derrota, o tenista português sai deste torneio da categoria ATP 250 com mais 20 pontos para o ranking ATP, situando-se nesta altura na 83ª posição.
"Não entrei nada bem. Joguei muito curto, com pouca agressividade e ele aproveitou bem. A paragem pela chuva beneficiou-me, mas já não fui a tempo. Joguei melhor, mas não consegui manter aquele jogo de serviço", declarou o tenista português no final do encontro.
O melhor tenista português do ranking ATP centra agora as suas atenções no challenger de San Marino, a disputar na próxima semana.
in record
FUTSAL
Marcelinho reforça leões
O Sporting assegurou a contratação de Marcelinho. O ala brasileiro, ex-Belenenses, assinou com a equipa leonina para as próximas duas temporadas.
“Venho para ajudar. Quero conquistar todos os títulos que vamos disputar esta época”, referiu, ao site oficial do clube, o jogador de 29 anos, que se torna o quarto reforço dos leões após as contratações de Leitão, Mário Freitas e Pedro Cary.
O jogador explicou os motivos da escolha: “Optei pelo Sporting porque é um clube de muito respeito, sério e com grandes condições para cumprir os seus objectivos. Além do mais, o processo da minha contratação foi tratado com muita clareza e só tenho de agradecer a oportunidade que me deram para representar este grande clube.”
in record
Universidade de Coimbra conquista Europeu Universitário Feminino
Associação Académica de Coimbra venceu em Zagreb, com o melhor ataque e segunda melhor defesa a 1ª Edição da prova, no feminino.
A Associação Académica de Coimbra conquistou este domingo o Campeonato da Europa Universitário feminino. A I edição desta prova decorreu em Zagreb, na Croácia, e viu a equipa feminina da Universidade de Coimbra subir ao lugar mais alto do pódio, numa bela prestação que contou ainda com o melhor ataque (36 golos) e segunda melhor defesa da prova (9 golos sofridos).
A prova contou com 9 equipas nomeadamente a Univerdade de Zagreb (Croácia), Universidade de Rijeka (Croácia), Universidade de Oulu (Finlândia), Universidade d’Artois (França), Universidade College Cork (Rep. Irelanda), Norwegian School de Sport Sciences (Noruega), Adam Mickiewicz Universidade in Poznan (Polónia) e Universidade de Kocaeli (Turquia), aos quais se juntou a Universidade de Coimbra.
Na fase de grupos a Académica saiu líder, e nas meias-finais bateu Norwegian School de Sport Sciences por 5-2, e já na final superiorizou-se às francesas da Universidade d’Artois.
1ª fase
AAC 6-2 Univ. Artois
Sara Coelho (2), Ana Santos (2), Marisa Carrasqueira e Margarida Marques
AAC 10-2 Univ. Poznan
Margarida Marques (3), Inês Lopes (2),
Georgete, Sara Coelho, Marisa Carrasqueira, Inês Vitória e Daniela Terras
AAC 6-0 Univ. Zagreb
Georgete (2), Sara Coelho, Ana Santos, Margarida Marques e Jasna (p.b.)
AAC 6-1 Univ. Oulu
Margarida Marques (4), Georgete e Ana Santos
Meias-finais
AAC 5-2 Norwegian School
Marisa Carrasqueira (2), Georgete, Margarida Marques e Inês Vitória
Final
AAC 4-2 Univ. Artois
Margarida Marques, Marisa Carrasqueira, Ana Santos e Inês Lopes
in SCN
DESPORTO ADAPTADO
Selecção Nacional de Futsal Feminino de Surdas
Vera Bettencourt vai treinar a Selecção Nacional de Futsal Feminino de Surdas, o convite foi feito através da Liga Portuguesa de Desporto para surdos, colaborando directamente com o Pedro Silva. A Selecção vai estar presente no 3ª Campeonato da Europa que vai ter inicio de 4 a 16 Novembro na Suíça, onde estarão presentes 14 Selecções divididas em 3 grupos:
Grupo A – Rússia, Dinamarca, Suiça, Israel e Holanda
Grupo B – Alemanha Itália, Turquia, Bélgica, e Noruega
Grupo C – Inglaterra, Suécia, Portugal e Polónia
Em 2011 esta Selecção estará presente no Campeonato do Mundo. Estas duas competições são Organizadas pelo European Deaf Sport e têm apoio da UEFFA.
Os estágios da selecção já estão a decorrer onde já foram seleccionadas 20 jogadoras das seguintes Instituições: Associação portuguesa de Surdos, Associação de Surdos do Porto, Centro Jovens Surdos, APS-CED Jacob.
Mais um desafio aliciante numa carreira recheada de êxitos.
in:
http://futsalclube.spaces.live.com/
Portugal fecha Europeu com chave de ouro
Terminou o "5º Campeonato da Europa de Atletismo INAS-FID", que decorreu na cidade de Varaždin (Croácia), nos últimos dias, e onde esteve presente a Selecção Nacional de Atletismo ANDDI-Portugal. Continuando a senda de bons resultados obtidos em todo o evento, a última jornada foi caracterizada pelo alcance de 7 medalhas fechando, assim, com chave de ouro a sua participação no evento, com um total de 20 medalhas (4 de Ouro, 7 de Prata e 9 de Bronze).
A estafeta masculina de 4x400mts, constituída por Vitor Pleno, Claudino Matos, António Monteiro e Lenine Cunha, terminou em beleza a competição, ao conquistar a medalha de ouro na prova, com um tempo de 3.34.77s.
Inês Fernandes e Paulo Pinheiro trouxeram mais duas medalhas de prata para Portugal, no lançamento do peso e nos 3000mts obstáculos respectivamente. Samuel Freitas, nos 800mts, Lenine Cunha, no salto em comprimento, Ricardo Marques no lançamento do peso e Tiago Duarte nos 110 metros barreiras fecharam o medalheiro português ao alcançarem mais 4 medalhas de bronze.
Como consequência do excelente desempenho a nível colectivo, a Selecção Nacional, alcançou, em masculinos, a medalha de ouro e em femininos, a medalha de prata. A destacar, ainda, que Lenine Cunha foi considerado o melhor atleta deste Europeu com 6 medalhas alcançadas (3 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze).
José Costa Pereira, Seleccionador Nacional, afirmou que "os resultados obtidos neste Campeonato ultrapassaram todas as expectativas iniciais em relação ao número de medalhas, quer nos homens, que apresentaram uma equipa equilibrada e consistente, quer em femininos, que demonstraram muita união e competitividade, reflectindo-se nos resultados alcançados e na previsão dos primeiros atletas que poderão ser seleccionados para estarem presentes no Campeonato do Mundo do International Paralympic Committee – IPC, que se irá realizar na Nova Zelândia em Janeiro próximo".
in ANDDI
5º Campeonato do Mundo Futebol INAS-FID
A participação da Selecção Nacional de Futebol no “5º Campeonato do Mundo INAS-FID”, a ter lugar em Limpopo - África do Sul nos próximos dias 21.Agosto a 12.Setembro, merece da parte da ANDDI-PORTUGAL alguns esclarecimentos.
Trata-se da mais importante competição de Futebol para pessoas com Deficiência Intelectual, organizado pela International Association of Sports for Persons with an Intelectual Disability – INAS-FID, membro fundador do Comité Paralímpico Internacional – IPC, e que se realiza de 4 em 4 anos.
Apesar disso, a participação de Portugal far-se-á sem qualquer financiamento oficial, uma vez que a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto não comparticipa a participação – inscrições, viagens nem estadias dos nossos jogadores. Estes constrangimentos financeiros estiveram na base da decisão inicialmente tomada pela Direcção da ANDDI-Portugal, em não participar no referido evento.
Dessa decisão demos conhecimento ao Comité Organizador Local. A notícia da não participação de Portugal foi dada à Comunidade Portuguesa da África do Sul e, por entre reacções de surpresa, suscitou uma onda de solidariedade em que se propôs a recolha de fundos para suprir a total falta de apoio por parte das autoridades portuguesas.
Tal solução mostrou-se desde logo inviável devido aos prazos a cumprir para a marcação das viagens. A boa vontade demonstrada acabou por se traduzir numa solução que passa pela oferta das estadias. Quanto às viagens serão também elas suportadas pela organização sul-africana e essas despesas entrarão em futuros acertos de contas a realizar aquando da participação da África do Sul em competições internacionais organizadas pela ANDDI-Portugal.
De tudo isto, a preparação da nossa Selecção Nacional sai altamente prejudicada. Alguns dos atletas que trabalham não vão poder estar presentes, porque os seus períodos de férias já não podem ser alterados. É com estes condicionalismos que vamos estar presentes, é com eles que teremos que competir e é com eles que faremos o nosso melhor.
in ANDDI
Estágio Camp. Mundo Atletismo S.Down - México 10
Realizou-se no fim-de-semana de 24-25 Julho em Fafe, o 1º Estágio de preparação da Selecção Nacional, com o apoio logístico da CERCIFAF.
O próximo estágio terá lugar nas pistas do Estádio Nacional do Jamor, nos dias 16 a 20 Agosto.
5º Campeonato da Europa de Ciclismo INAS-FID
Portugal fecha com ouro Europeu de Ciclismo!
A prova de Estrada Longa que percorreu vários locais do concelho de Vila Nova de Gaia, teve uma distância de 42 Km para os homens e 26 Km para as senhoras.
Em masculinos, André Penedo e Carlos Carvalho conseguiram a dobradinha para Portugal ao alcançarem o ouro e a prata respectivamente, relegando para o 3º lugar o checo Dalibor Havelca. Já nas senhoras, a checa Gabriela Novakova e a polaca Danuta Poznanska alcançaram o ouro e a prata, tendo a portuguesa Inês Pinto fechado o pódio com o bronze.
Como balanço final da participação portuguesa, Hugo Silva, afirmou que "esta foi bastante positiva, tendo, os objectivos inicialmente propostos, sido plenamente alcançados, salientando os resultados conseguidos colectivamente que demonstram o excelente trabalho realizado pela equipa ao longo de toda a época".
Já António Sampaio Maia, coordenador geral do evento, revelou que a nível organizativo tudo correu de acordo com o esperado, tendo sido mais uma grande competição que levou mais longe o nome do nosso país mais longe internacionalmente. Realçando que esta não teria sido possível sem o apoio de todas as entidades envolvidas, com especial ênfase para as Câmaras Municipais de Paredes e Vila Nova de Gaia, palcos das várias provas da Europeu.
in ANDDI
Campeonatos Ibero-Americanos de AtletismoPedro Isidro de bronze nos 20.000m marcha
Terminada a 3º jornada dos Campeonatos Ibero-Americanos de Atletismo, Portugal contou com mais uma medalha a juntar às 4 alcançadas na 2ª jornada, esta por intermédio de Pedro Isidro.
O atleta federado pelo Sport Lisboa e Benfica participou pela Selecção Nacional da FPA na prova de 20.000 metros marcha e, com o registo de 1:25:54,7, melhor marca pessoal para o marchador, alcançou a medalha de bronze.
Este resultado é muito gratificante para ANDDI-Portugal dado que se trata de um atleta do Desporto Adaptado (APD-Amadora) a atingir um resultado de tão elevado nível internacional.
in ANDDI