quinta-feira, 29 de julho de 2010

Notícias em Destaque


ATLETISMO


Nada melhor do que começar este blog, enaltecendo o feito dos atletas portugueses no campeonato Europeu de Atletismo que se realiza em Barcelona. 




Naide Gomes arrecada a medalha de prata no Salto em Comprimento, igualando a classificação alcançada em Gotemburgo 2006, com o registo de 6,92m.

“Queria ganhar, queria o ouro e foi por isso que lutei até ao final e, apesar de me ter magoado ligeiramente no penúltimo ensaio, o que me fez hesitar em fazer o último, tentei até ao fim mas não deu. Mesmo quando estava na 5ª posição acreditei sempre que iria conseguir passar para a frente. Ganhei uma medalha, foi muito positivo.”

 

A vencedora foi Ineta Radevika da Letónia com a mesma marca de Naide Gomes, 6,92metros e no terceiro lugar Olga Kucherenko da Rússia com 6,84metros.


 
 
 
 



A final dos 10 000 metros femininos contou com a presença de 3 atletas lusas, Jessica Augusto, Sara Moreira e Ana Dulce Félix, três meio-fundistas de referência e renome no atletismo nacional.

A final dos 10 000 metros femininos contou com a presença de 3 atletas lusas, Jessica Augusto, Sara Moreira e Ana Dulce Félix, três meio-fundistas de referência e renome no atletismo nacional.

Durante os primeiros quilómetros de prova, um grupo compacto de atletas tomou a dianteira da corrida, no qual se incluíam as 3 atletas portuguesas que alinharam à partida desta final mas, depois de Elvan Abeylegesse, da Turquia, que venceu com o registo de 31:10,23, ter tomado a liderança, impondo um ritmo bem mais rápido, apenas Jessica Augusto seguiu no seu encalço e assim ficou até cerca dos 9000 metros de competição.

“Andámos umas dez voltas a estudar-nos umas às outras”, refere a medalhada de bronze.

 
Jessica Augusto assumia desta forma o segundo lugar da finalíssima, sendo destronada apenas na entrada para a última volta pela russa Inga Abitova que terminou na segunda posição com 31:22,83, enquanto Jessica concluía no lugar de bronze com o tempo de 31:25,77.

“Trabalhei toda a época para obter um bom resultado” Esta é a primeira medalha da atleta num Campeonato da Europa de Pista.

Sara Moreira acabaria por desistir, enquanto Ana Dulce Félix concluiu a prova em 9º lugar com um tempo de 33:12,93.


Arnaldo Abrantes, depois de se ter qualificado, na manhã de hoje, o atleta do Sporting Clube de Portugal participou na primeira das duas meias-finais dos 200 metros masculinos destes Campeonatos da Europa de Pista.
Arnaldo Abrantes concluiu na 7ª posição da sua ronda com 20,88, 15º classificado da geral. No entanto, o atleta português vai ainda participara na estafeta de 4x100, disputados entre meias-finais e finais, cuja primeira ronda tem lugar no próximo sábado, 31 de Julho, às 9horas e 15minutos.
No final da prova Arnaldo Abrantes declarou que “A experiência de participar nestes Campeonatos da Europa de Pista está a ser espectacular. Passar a uma meia-final onde só estão os 16 melhores atletas da Europa é fabuloso para mim. Vir aqui – a Barcelona – e baixar dos 20,90 depois de uma época conturbada, com lesões e com um problema que tive na cervical, foi fantástico.”
Contudo “Ainda falta cumprir um objectivo que é a estafeta de 4X100metros”, salienta o atleta.

 
 
A disputar o grupo A de qualificação para a final do Salto com Vara masculino esteve Edi Maia, o terceiro melhor atleta português de sempre na disciplina.
Depois de ter partido uma vara no decorrer do terceiro ensaio a 5,30metros, o atleta acabou por não conseguir transpor a fasquia colocada a essa altura, terminando a qualificação na 26ª posição com o registo de 5,10metros.

Com uma mazela no ombro, um dedo esfolado, e um valente susto depois de uma das partes da vara lhe ter batido na cabeça, Edi Maia termina a sua participação em Barcelona com a promessa de continuar a trabalhar, mais e melhor.





  Patrícia Mamona, atleta do triplo salto, está na final e bate o recorde Portugal. A atleta que já fez história, ao ser a primeira portuguesa a ultrapassar a barreira dos 14 metros no triplo-salto, volta a escrever o seu nome com letras douradas nas páginas do atletismo nacional, apurando-se para a final desta disciplina técnica.
  Ao terceiro e último ensaio da ronda de qualificação Patrícia Mamona saca da cartola 14,12 metros, pulando para Recorde de Portugal e para a final com a 11ª marca entre as participantes
“O meu principal objectivo em Barcelona era bater o recorde pessoal, que é também Recorde de Portugal, e consegui, pelo que estou muito satisfeita. Apesar de ter feito um salto longo, podia ter sido muito melhor já que fiquei a 29cm da tábua de chamada o que me dá uma motivação extra para a final.” – Afirmou Patrícia no final da competição.



VOLEIBOL



Flávio Cruz e Hugo Gaspar, irão representar o Benfica na próxima época.  Após terem brilhado no Norte do país, onde conquistaram títulos por vários clubes: V. Guimarães e Castelo da Maia no caso do primeiro, e minhotos e Sp. Espinho no que respeita ao segundo. Agora, de águia ao peito, os internacionais portugueses vão procurar dar outra dinâmica à carreira, assim como ajudar o Benfica a regressar aos títulos e a ter referências nacionais.

“Toda a gente sabe que o Benfica é o maior clube e mais organizado. É um orgulho para mim poder representá-lo”, confessou Gaspar. “O Benfica apresenta uma estrutura extremamente organizada, digna de qualquer equipa de topo dos melhores campeonatos do Mundo, tornando por isso um desafio aliciante para qualquer jogador”, disse por sua vez Cruz.




VOLEIBOL DE PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO - PORTO






A dupla portuguesa Fernando Silva/Sebastião Alves estive em bom plano no primeiro dia do quadro principal do Campeonato do Mundo de sub-19 de voleibol de praia, que decorre na praia adjacente do Edifício Transparente, no Porto.



O duo discute amanhã a liderança na Poule L, com os canadianos Garret May e Nick Del Bianco, depois de hoje terem surpreendido com uma vitória por 2-1 (16-21, 21-19 e 15-12) os checos Petr Doubravsky e Pavel Matejka. Silva e Alves foram de resto os únicos portugueses a vencerem no primeiro dia, quando estiveram em ação todas as duplas portuguesas que participam na competição: três em masculinos e três em femininos.
Os russos Artem Kucherenko e Maxim Anufriev derrotaram Hugo Lima e Óscar Barbosa por 2-0 (21/17 e 21/11), na Poule G, enquanto os polacos Piotr Kantor e Bartosz Losiak superaram por 2-0: (21/13 e 21/14) João Lemos e Simão Teixeira, na Poule K.
Em femininos, a dupla suíça Ines Egger/Tanja Huberli derrotou por 3-1 (21/19, 19/21 e 15/6) Judite Marques e Ana Rita Magalhães (Poule E). As portuguesas voltariam a jogar, desta vez com as austríacas Lisa Chukwuma e Rosalinda Seidl, jogo que se saldou por nova derrota, agora 0-2 (4/21 e 20/22). Na Poule A, Mariana Filipe Alexandre e Joana Neto não conseguiram bater as norte-americanas Lara Dykstra e Rebecca Strehlow - 0-2 (16/21 e 14/21) -, nem as australianas Taliqua Clancy e Eliza Hynes, apesar de terem triunfado no primeiro set (21/18, 19/21 e 5/15).
Marta Hurst e Maria João Caseira (Poule F) não foram felizes na sua estreia internacional. Frente às canadianas Melissa Humana-Paredes e Jennifer Cross, começaram por perder o primeiro set por 9/21 e só no segundo conseguiram dar uma imagem mais real do seu valor (7-9), tendo perdido por 16/21.
No segundo jogo, Krista Kraskura e Kitja Megne (Letónia) venceram Marta e Maria João por 2-0 (21/9 e 21/15).

in record




ANDEBOL


Apenas o vencedor de cada um dos quatro grupos vai disputar o play-off de apuramento ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Brasil 2011. Portugal tem o direito de organizar o torneio de qualificação.

O sorteio dos grupos de qualificação do Campeonato do Mundo Seniores Femininos Brasil 2011 realizou-se na manhã de terça-feira, 27 de Julho, na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF).
Realizado o sorteio, a Selecção Nacional ficou colocada no Grupo 3, com Bielorússia, Turquia e Finlândia.

A qualificação disputa-se em forma de torneio, de 30 de Novembro a 5 de Dezembro de 2010. O direito de organização do torneio de qualificação também foi decidido por sorteio. Às selecções na linha 5 - o que só se aplica ao Chipre - foi sorteado o direito de organizar o torneio. Nos grupos 2, 3 e 4, o direito de organização em casa foi para as selecções na linha 3 - Grécia (grupo 2), PORTUGAL (grupo 3) e Itália (grupo 5). Caso recusem, o direito de organização passa para as selecções da linha 4, linha 2 e, finalmente, linha 1.


 
Campeonato da Europa Sub20: Portugal entra a ganhar

Os Juniores A de Portugal foram mais fortes e venceram Israel por 30-26, no primeiro jogo do Grupo A, realizado na tarde de quinta-feira. A Eslováquia, selecção da casa, é o próximo adversário de Portugal.

Apesar dos minutos iniciais não terem sido favoráveis à Selecção Nacional, orientada por Rolando Freitas, à passagem do minuto oito da primeira parte, Portugal passou para a frente do marcador (4-3). Desde então, e até ao apito final, a Selecção Nacional conseguiu manter-se sempre em vantagem sobre a selecção israelita.

Ao intervalo, o resultado no marcador era 17-14. Israel tentou inverter o resultado, mas os Juniores A de Portugal encontraram as melhores soluções para fazer frente ao adversário e manter a diferença no marcador. A poucos minutos do fim, a selecção israelita recuperou e voltou a empatar o marcador, mas logo em seguida Portugal fez um parcial de 4-0 e chegou à vitória.
Portugal começa assim este Campeonato da Europa da melhor forma, ao ganhar a Israel por 30-26.

"Foi um bom arranque, ganhar o primeiro jogo era fundamental e, assim, podemos dizer que o objectivo foi cumprido. Para além disso, estivemos sempre à frente no jogo sem, no entanto, conseguirmos dar "um salto" de 5, 6 golos no marcador e isso foi a chave para nunca conseguirmos "matar" o jogo. Na parte final, deixámos de marcar, Israel empatou o jogo, mas rapidamente conseguimos um parcial de 4-0 que acabou com o jogo, e que nos levou à vitória", referiu o seleccionador nacional Rolando Freitas, após o jogo.

in FPA




BASQUETEBOL


Sub-18 masculinos no Europeu em Israel




A Selecção Nacional masculina de Sub-18 venceu esta quinta-feira a Georgia, por 60-58, e permanece na luta pelo 17º lugar no Campeonato da Europa do escalão, Divisão B, que está a ter lugar em Israel. Os jovens portugueses defrontam esta sexta-feira, na última partida da competição, a equipa da Eslováquia.







De regresso ao trabalho com os olhos na qualificação

  Depois de curta mas retemperadora folga, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos regressou hoje ao trabalho, com uma sessão vespertina de cerca de três horas que incluiu trabalho de pavilhão, antecedido por musculação.
  Por volta da hora do almoço, jogadores, equipa técnica e staff reuniram-se no Aquahotel rumando, um pouco mais tarde, ao Arena Dolce Vita para começar a derradeira etapa de preparação rumo ao Objectivo Lituânia 2011. Aos 12 jogadores que participaram no Torneio Internacional, juntou-se José Silva que havia sido dispensado devido a algumas queixas nas costas.
  De hoje, e até dia 1 de Agosto, Portugal cumprirá sessões bi-diárias de treino, 9h30 e 17h30.

in FPB




CICLISMO



Cândido Barbosa acredita na vitória na volta a Portugal.

Eterno candidato à vitória na Volta a Portugal em bicicleta, quer concretizar este ano o sonho sempre adiado de vencer a maior prova velocipédica nacional. "O objectivo é concretizar o sonho de vencer a Volta a Portugal. Penso que este ano esse sonho poderá tornar-se realidade", disse à Lusa, assumindo-se como candidato à camisola amarela da corrida que vai estar na estrada entre 4 e 15 de Agosto.

 Com 14 edições da Volta a Portugal nas pernas, na qual é o corredor em actividade com maior número de etapas ganhas, o "Foguete de Rebordosa" reconheceu que o nível da edição deste ano está um pouco abaixo do habitual. "Não podemos dizer que é o pior pelotão, mas é o mais reduzido dos últimos tempos", refere, considerando que a actual conjuntura económica é a culpada deste facto.

in record





Selecção Nacional/Liberty Seguros na Volta para ganhar experiência

A Selecção Nacional/Liberty Seguros vai participar na Volta a Portugal com uma equipa de nove elementos, quatro elite e cinco sub-23. Todos os corredores, oriundos das equipas de clube, vulgarmente designadas por equipas sub-23, terão oportunidade para medir forças com os melhores ciclistas do pelotão principal.

in FPC



RUGBY



Campeonato não vai ter interregnos

A nova temporada desportiva promete mais competitividade, espectacularidade. Para corresponder aos anseios, a federação (FPR) criou um calendário inovador para 2010/2011, onde se destaca o Campeonato Super Bock, que começa na última semana de Setembro e termina em Janeiro, sem interregnos.

Tomaz Morais, coordenador das Selecções e seleccionador de Sevens, considera que a nova fórmula agiliza o trabalho das equipas nacionais e desperta o interesse do público: “Eu defendia que o campeonato se devia estender ao longo da época, mas uma prova mais curta liberta os jogadores para outras competições, como a Taça Patrocínio e Taça de Portugal. Os Sevens e o Beach Râguebi são outras disciplinas aliciantes”, considerou o técnico, salvaguardando que o novo formato é um teste, que poderá ser melhorado.

Na mesma sessão informal com a comunicação social, que decorreu no Campo de Direito, Carlos Amado da Silva, presidente federativo, manifestou-se entusiasmado com a recente conquista do Mundial Universitário (masculinos) e o bronze em femininos na prova disputada no Bessa, assim como o título europeu de Sevens, que será modalidade de demonstração em Londres’12. “Estamos a crescer como nunca”, concluiu o dirigente.




Mundial Universitário Sevens - Portugal Campeão do Mundo

Com a prova a decorrer no Estádio do Bessa, Porto, os atletas portugueses não deixaram fugir o título em solo luso.

O capitão da selecção portuguesa de râguebi, que conquistou o Campeonato do Mundo Universitário em sevens, revelou estar a viver um "momento inesquecível".
"Este é um momento inesquecível. Um título inesquecível. Estamos de parabéns. É um título óptimo para o râguebi português", disse à Agência Lusa Pedro Leal.

De acordo com o jogador, a "união e o trabalho" foram determinantes para a conquista do título mundial, hoje "selado" com uma vitória sobre a Rússia, no estádio do Bessa, no Porto.

A selecção portuguesa de râguebi sagrou-se hoje campeã do Mundo, apenas com vitórias, ao derrotar a Rússia por 35-17, na final do Mundial Universitário de Sevens.

Portugal esteve a vencer por 14-0, mas permitiu aos russos uma redução para 14-10, ao intervalo. No segundo tempo, apesar de um 21-17, a selecção lusa fechou o jogo com um claro 35-17.

"É muito importante para o râguebi português. Fomos campeões da Europa e, hoje, do Mundo. O râguebi português está num grande momento e temos de continuar assim e a trabalhar cada vez mais", explicou.
Pedro Leal quer agora ver Portugal a organizar provas do circuito europeu e mundial e garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A equipa lusa tinha afastado a Espanha por 35-0 nas meias finais e conseguiu derrotar a Rússia na final, já depois de na sexta feira ter vencido esta selecção por 19-12, ainda na fase de grupos.
Também na sexta feira, Portugal tinha derrotado a Bélgica (47-5) e o Líbano (68-0), depois de na quinta feira ter vencido a Polónia por 50-7, Itália por 17-0 e Taiwan por 50-5.

in DN




Selecção feminina alcança honroso 3.º lugar

A selecção portuguesa feminina conquistou este sábado o 3.º lugar no Mundial Universitário em Sevens, prova conquistada por Espanha.

No Estádio do Bessa, no Porto, a selecção lusa venceu o Canadá por 5-0, no jogo de atribuição do 3.º posto, depois de ter falhado a final, após a derrota diante a Espanha por 17-0.
A selecção portuguesa perdeu apenas dois jogos: com a Espanha, no acesso à final, e na sexta-feira com o Canadá, ainda na fase de grupos, por 34-7.

A equipa espanhola venceu a Rússia (2.ª classificada) por 17-10 e conquistou o título.

in record



TÉNIS



Leonardo Tavares em grande na Finlândia

  Leonardo Tavares alcançou esta quarta-feira um excelente triunfo no Challenger de Tampere (Finlândia), ao bater Ivo Minar, actual n.º 215 do mundo e antigo 62.º do ranking, pelos parciais de 6-4, 2-6 e 7-5.
  Foi uma grande vitória do tenista português frente a um rival que já andou nos lugares cimeiros da hierarquia mundial, em 2009. Nos quartos-de-final, Tavares vai ter pela frente Alberto Brizzi, 272º, ou Mathias Bachinger, 313º.





Open Gstaad: Frederico Gil eliminado

Frederico Gil foi esta quinta-feira eliminado do Open Gstaad, na Suíça, ao ser derrotado pelo tenista cazaque Yuri Schukin (147.º do ranking do ATP).
Depois da brilhante vitória sobre o espanhol Tommy Robredo (38.º), a expetativa era de que o português conseguisse aceder à terceira eliminatória do torneio, mas Gil acabou por ter muitas dificuldades no encontro e acabou por ceder dois sets ao adversário, sendo batido pelos parciais de 6-3 e 6-3.
Apesar da derrota, o tenista português sai deste torneio da categoria ATP 250 com mais 20 pontos para o ranking ATP, situando-se nesta altura na 83ª posição.

"Não entrei nada bem. Joguei muito curto, com pouca agressividade e ele aproveitou bem. A paragem pela chuva beneficiou-me, mas já não fui a tempo. Joguei melhor, mas não consegui manter aquele jogo de serviço", declarou o tenista português no final do encontro.
O melhor tenista português do ranking ATP centra agora as suas atenções no challenger de San Marino, a disputar na próxima semana.

in record



FUTSAL



Marcelinho reforça leões

O Sporting assegurou a contratação de Marcelinho. O ala brasileiro, ex-Belenenses, assinou com a equipa leonina para as próximas duas temporadas.
“Venho para ajudar. Quero conquistar todos os títulos que vamos disputar esta época”, referiu, ao site oficial do clube, o jogador de 29 anos, que se torna o quarto reforço dos leões após as contratações de Leitão, Mário Freitas e Pedro Cary.
O jogador explicou os motivos da escolha: “Optei pelo Sporting porque é um clube de muito respeito, sério e com grandes condições para cumprir os seus objectivos. Além do mais, o processo da minha contratação foi tratado com muita clareza e só tenho de agradecer a oportunidade que me deram para representar este grande clube.”

in record
 
 
 
 
Universidade de Coimbra conquista Europeu Universitário Feminino
 
Associação Académica de Coimbra venceu em Zagreb, com o melhor ataque e segunda melhor defesa a 1ª Edição da prova, no feminino.

A Associação Académica de Coimbra conquistou este domingo o Campeonato da Europa Universitário feminino. A I edição desta prova decorreu em Zagreb, na Croácia, e viu a equipa feminina da Universidade de Coimbra subir ao lugar mais alto do pódio, numa bela prestação que contou ainda com o melhor ataque (36 golos) e segunda melhor defesa da prova (9 golos sofridos).
A prova contou com 9 equipas nomeadamente a Univerdade de Zagreb (Croácia), Universidade de Rijeka (Croácia), Universidade de Oulu (Finlândia), Universidade d’Artois (França), Universidade College Cork (Rep. Irelanda), Norwegian School de Sport Sciences (Noruega), Adam Mickiewicz Universidade in Poznan (Polónia) e Universidade de Kocaeli (Turquia), aos quais se juntou a Universidade de Coimbra.
Na fase de grupos a Académica saiu líder, e nas meias-finais bateu Norwegian School de Sport Sciences por 5-2, e já na final superiorizou-se às francesas da Universidade d’Artois.



1ª fase

AAC 6-2 Univ. Artois

Sara Coelho (2), Ana Santos (2), Marisa Carrasqueira e Margarida Marques

AAC 10-2 Univ. Poznan

Margarida Marques (3), Inês Lopes (2),

Georgete, Sara Coelho, Marisa Carrasqueira, Inês Vitória e Daniela Terras

AAC 6-0 Univ. Zagreb

Georgete (2), Sara Coelho, Ana Santos, Margarida Marques e Jasna (p.b.)

AAC 6-1 Univ. Oulu

Margarida Marques (4), Georgete e Ana Santos



Meias-finais

AAC 5-2 Norwegian School

Marisa Carrasqueira (2), Georgete, Margarida Marques e Inês Vitória



Final

AAC 4-2 Univ. Artois

Margarida Marques, Marisa Carrasqueira, Ana Santos e Inês Lopes


in SCN





DESPORTO ADAPTADO




Selecção Nacional de Futsal Feminino de Surdas

Vera Bettencourt vai treinar a Selecção Nacional de Futsal Feminino de Surdas, o convite foi feito através da Liga Portuguesa de Desporto para surdos, colaborando directamente com o Pedro Silva. A Selecção vai estar presente no 3ª Campeonato da Europa que vai ter inicio de 4 a 16 Novembro na Suíça, onde estarão presentes 14 Selecções divididas em 3 grupos:


Grupo A – Rússia, Dinamarca, Suiça, Israel e Holanda
Grupo B – Alemanha Itália, Turquia, Bélgica, e Noruega
Grupo C – Inglaterra, Suécia, Portugal e Polónia

Em 2011 esta Selecção estará presente no Campeonato do Mundo. Estas duas competições são Organizadas pelo European Deaf Sport e têm apoio da UEFFA.
Os estágios da selecção já estão a decorrer onde já foram seleccionadas 20 jogadoras das seguintes Instituições: Associação portuguesa de Surdos, Associação de Surdos do Porto, Centro Jovens Surdos, APS-CED Jacob.
Mais um desafio aliciante numa carreira recheada de êxitos.


in: http://futsalclube.spaces.live.com/





Portugal fecha Europeu com chave de ouro



Terminou o "5º Campeonato da Europa de Atletismo INAS-FID", que decorreu na cidade de Varaždin (Croácia), nos últimos dias, e onde esteve presente a Selecção Nacional de Atletismo ANDDI-Portugal. Continuando a senda de bons resultados obtidos em todo o evento, a última jornada foi caracterizada pelo alcance de 7 medalhas fechando, assim, com chave de ouro a sua participação no evento, com um total de 20 medalhas (4 de Ouro, 7 de Prata e 9 de Bronze).


A estafeta masculina de 4x400mts, constituída por Vitor Pleno, Claudino Matos, António Monteiro e Lenine Cunha, terminou em beleza a competição, ao conquistar a medalha de ouro na prova, com um tempo de 3.34.77s.


Inês Fernandes e Paulo Pinheiro trouxeram mais duas medalhas de prata para Portugal, no lançamento do peso e nos 3000mts obstáculos respectivamente. Samuel Freitas, nos 800mts, Lenine Cunha, no salto em comprimento, Ricardo Marques no lançamento do peso e Tiago Duarte nos 110 metros barreiras fecharam o medalheiro português ao alcançarem mais 4 medalhas de bronze.

Como consequência do excelente desempenho a nível colectivo, a Selecção Nacional, alcançou, em masculinos, a medalha de ouro e em femininos, a medalha de prata. A destacar, ainda, que Lenine Cunha foi considerado o melhor atleta deste Europeu com 6 medalhas alcançadas (3 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze).


José Costa Pereira, Seleccionador Nacional, afirmou que "os resultados obtidos neste Campeonato ultrapassaram todas as expectativas iniciais em relação ao número de medalhas, quer nos homens, que apresentaram uma equipa equilibrada e consistente, quer em femininos, que demonstraram muita união e competitividade, reflectindo-se nos resultados alcançados e na previsão dos primeiros atletas que poderão ser seleccionados para estarem presentes no Campeonato do Mundo do International Paralympic Committee – IPC, que se irá realizar na Nova Zelândia em Janeiro próximo".
 
 
in ANDDI
 
 
 
 
5º Campeonato do Mundo Futebol INAS-FID

A participação da Selecção Nacional de Futebol no “5º Campeonato do Mundo INAS-FID”, a ter lugar em Limpopo - África do Sul nos próximos dias 21.Agosto a 12.Setembro, merece da parte da ANDDI-PORTUGAL alguns esclarecimentos.


Trata-se da mais importante competição de Futebol para pessoas com Deficiência Intelectual, organizado pela International Association of Sports for Persons with an Intelectual Disability – INAS-FID, membro fundador do Comité Paralímpico Internacional – IPC, e que se realiza de 4 em 4 anos.

Apesar disso, a participação de Portugal far-se-á sem qualquer financiamento oficial, uma vez que a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto não comparticipa a participação – inscrições, viagens nem estadias dos nossos jogadores. Estes constrangimentos financeiros estiveram na base da decisão inicialmente tomada pela Direcção da ANDDI-Portugal, em não participar no referido evento.

Dessa decisão demos conhecimento ao Comité Organizador Local. A notícia da não participação de Portugal foi dada à Comunidade Portuguesa da África do Sul e, por entre reacções de surpresa, suscitou uma onda de solidariedade em que se propôs a recolha de fundos para suprir a total falta de apoio por parte das autoridades portuguesas.

Tal solução mostrou-se desde logo inviável devido aos prazos a cumprir para a marcação das viagens. A boa vontade demonstrada acabou por se traduzir numa solução que passa pela oferta das estadias. Quanto às viagens serão também elas suportadas pela organização sul-africana e essas despesas entrarão em futuros acertos de contas a realizar aquando da participação da África do Sul em competições internacionais organizadas pela ANDDI-Portugal.

De tudo isto, a preparação da nossa Selecção Nacional sai altamente prejudicada. Alguns dos atletas que trabalham não vão poder estar presentes, porque os seus períodos de férias já não podem ser alterados. É com estes condicionalismos que vamos estar presentes, é com eles que teremos que competir e é com eles que faremos o nosso melhor.
 
 
in ANDDI
 
 
 
 
 
Estágio Camp. Mundo Atletismo S.Down - México 10
 
Realizou-se no fim-de-semana de 24-25 Julho em Fafe, o 1º Estágio de preparação da Selecção Nacional, com o apoio logístico da CERCIFAF.
 
O próximo estágio terá lugar nas pistas do Estádio Nacional do Jamor, nos dias 16 a 20 Agosto.
 
 
 
 
 
 
 
 
5º Campeonato da Europa de Ciclismo INAS-FID
Portugal fecha com ouro Europeu de Ciclismo!


A prova de Estrada Longa que percorreu vários locais do concelho de Vila Nova de Gaia, teve uma distância de 42 Km para os homens e 26 Km para as senhoras.


Em masculinos, André Penedo e Carlos Carvalho conseguiram a dobradinha para Portugal ao alcançarem o ouro e a prata respectivamente, relegando para o 3º lugar o checo Dalibor Havelca. Já nas senhoras, a checa Gabriela Novakova e a polaca Danuta Poznanska alcançaram o ouro e a prata, tendo a portuguesa Inês Pinto fechado o pódio com o bronze.

Como balanço final da participação portuguesa, Hugo Silva, afirmou que "esta foi bastante positiva, tendo, os objectivos inicialmente propostos, sido plenamente alcançados, salientando os resultados conseguidos colectivamente que demonstram o excelente trabalho realizado pela equipa ao longo de toda a época".

Já António Sampaio Maia, coordenador geral do evento, revelou que a nível organizativo tudo correu de acordo com o esperado, tendo sido mais uma grande competição que levou mais longe o nome do nosso país mais longe internacionalmente. Realçando que esta não teria sido possível sem o apoio de todas as entidades envolvidas, com especial ênfase para as Câmaras Municipais de Paredes e Vila Nova de Gaia, palcos das várias provas da Europeu.

in ANDDI






Campeonatos Ibero-Americanos de Atletismo
Pedro Isidro de bronze nos 20.000m marcha

Terminada a 3º jornada dos Campeonatos Ibero-Americanos de Atletismo, Portugal contou com mais uma medalha a juntar às 4 alcançadas na 2ª jornada, esta por intermédio de Pedro Isidro.
O atleta federado pelo Sport Lisboa e Benfica participou pela Selecção Nacional da FPA na prova de 20.000 metros marcha e, com o registo de 1:25:54,7, melhor marca pessoal para o marchador, alcançou a medalha de bronze.

Este resultado é muito gratificante para ANDDI-Portugal dado que se trata de um atleta do Desporto Adaptado (APD-Amadora) a atingir um resultado de tão elevado nível internacional.

in ANDDI







Sem comentários: