Campeonato da Europa de Sub20: Portugal é Vice-Campeão
Portugal perdeu a final por 30-24, com a Dinamarca e é Medalha de Prata do Campeonato da Europa de Sub20.
Portugal chega ao fim do Campeonato da Europa de Sub20 que hoje terminou em Bratislava, na Eslováquia, no 2º lugar e sagra-se vice-campeão da Europa de Sub20. A selecção nacional orientada por Rolando Freitas, que já tinha vencido a Dinamarca no Main-Round deste Europeu (29-28), não conseguiu repetir a vitória, na final, sendo esta a primeira e única derrota de Portugal neste Europeu.
A Dinamarca revalidou, este domingo, o título e sagra-se, assim, bicampeão da Europa do escalão. A Medalha de Bronze vai para a Eslovénia, que venceu hoje a Alemanha por 30-25.
Para além da Medalha de Prata, a Selecção Nacional de Juniores A masculinos conseguiu, também, o apuramento directo para o próximo Campeonato do Mundo de Sub21, que vai decorrer na Grécia em 2011.
Na final, que teve lugar no Sibamac Arena NTC, em Bratislava, foi transmitida em directo pela Eurosport2 e arbitrada pela dupla polaca Bartosz Leszczynski / Marcin Piechota, Portugal não começou bem. O primeiro golo do jogo, marcado pela Dinamarca, só aconteceu perto do 4º minuto de jogo e a selecção nacional ainda sofreu mais três golos antes de ter conseguido marcar pela primeira vez, já no minuto oito, através da marcação de livre de sete metros, pelas mãos de Rui Silva. A partir daqui, Portugal tentou sempre recuperar da desvantagem inicial mas a Dinamarca, muito forte, manteve-se sempre à frente do marcador. Ao intervalo, Portugal perdia 14-11.
Logo no início do segundo tempo, os Juniores A de Portugal aproximaram-se do marcador, até à diferença mínima (14-13), mas não foi suficiente para dar a volta ao resultado. A Dinamarca voltou a aumentar a vantagem e Portugal tentou, até ao fim, recuperar e passar para a frente, mas tal já não se veio a verificar. Portugal, que chegou à final invicto, averbou a primeira derrota, na final, por 30-24. Vitória para a Dinamarca que assim se sagra bi-campeão da Europa de Sub20.
O treinador Rolando Freitas começou por dizer que "Portugal conquistou o direito a estar nesta final com todo o mérito. Só que chegámos "atrasados" à final, demorámos muito a entrar no jogo, ainda voltámos ao jogo duas vezes mas hoje falhámos muito, não estivemos bem na finalização e o guarda-redes da Dinamarca fez uma exibição fabulosa, foi considerado o melhor jogador hoje."
O seleccionador nacional acrescentou, ainda, que "hoje não era o nosso dia, mas isso não mancha em nada a nossa prestação neste Campeonato da Europa. Só perdemos hoje, com o campeão, que também só perdeu connosco."
Rolando Freitas fez ainda referência a "termos conseguido a qualificação directa para o próximo Campeonato do Mundo do próximo ano, deixamos de ter a pressão da qualificação europeia em Janeiro e temos um jogador, o João Ferraz, nomeado para o All Star Team, o que só tinha acontecido ao Carlos Resende."
O seleccionador nacional conclui, afirmando que "demos um passo notável, passámos de 7º para 2º lugar. Temos de aprender que ainda há margem de manobra para melhorar e para evoluir. Ainda nos faltou um bocadinho desta vez, mas foi uma participação fantástica.
O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo. Por Portugal, alinharam e marcaram André Vilhena e Marco Marques (GR), Ricardo Pesqueira (3), Hugo Rosário (1), João Ferraz (2), Pedro Seabra Marques (2), António Areia (1), Gilberto Duarte (3), Nuno Silva (2), Belone Moreira, Rui Silva (4), Pedro Portela (6), Marino Machado e Hugo Silva.
Rui Silva foi considerado o Melhor Jogador de Portugal, na final.
in FPAndebol
Sem comentários:
Enviar um comentário