terça-feira, 10 de agosto de 2010

Voleibol

Mariana e Joana vice-campeãs europeias

As russas Olga Sorokina e Ksenia Dabizha, em femininos, e os russos Viacheslav Kirienko e Vasili Andrianov, em masculinos, sagraram-se campeões europeus Sub-18 de Voleibol de Praia ao vencerem as respectivas finais disputadas praia do Edifício Transparente, no Porto.




A cerimónia de prémios contou com a presença de Riet Ooms, Vice-Presidente da CEV e Presidente do Júri do Europeu Sub-18, Oliver Dieterle, Delegado Técnico da CEV, Nuno Lemos, em representação da Câmara Municipal do Porto, Teodemiro Carvalho, Director do Torneio, e Henrique Gomes, Director de Competição.

A holandesa Riet Ooms, agradeceu, em nome da CEV, à Federação Portuguesa de Voleibol “o excelente trabalho que fez na organização deste Europeu”, bem como destacou “o trabalho eficaz de todos os intervenientes neste evento, de grande importância para o Voleibol”.



Mariana Filipe Alexandre e Joana Neto rubricaram uma página de ouro no desporto português ao alcançarem, pela primeira vez no historial do Voleibol de Praia nacional em femininos, a medalha de prata no Campeonato da Europa de Sub-18, após o 13.º lugar alcançado no ano passado, em Espinho, na mesma competição.

Em masculinos, José Pedrosa e José Teixeira sagraram-se campeões europeus de Sub-23, em Esposende, em 2001.

Em 1996, Jorge Alves e João Silva tinham sido vice-campeões europeus de Sub-20, Jurmala, na Letónia, e em 1997, José Pedrosa e José Teixeira foram medalha de bronze no Europeu de Sub-20, em Zagreb, na Croácia.



Na Final de femininos, fortemente apoiadas pelo numeroso público, Mariana Filipe Alexandre e Joana Neto estiveram muito perto de vencer o primeiro set. Não o conseguiram (20/22) e as russas Olga Sorokina e Ksenia Dabizha viram aí a sua oportunidade de arriscar tudo por tudo no segundo parcial.

A sua motivação crescente deu frutos e Olga e Ksenia acabariam por alcançar a medalha de ouro ao vencer por 21/13.

“Estamos muito contentes com a vitória, pois sabíamos que a equipa portuguesa era muito difícil de ultrapassar, já que nunca desiste de lutar. Queríamos uma medalha e a de ouro superou as nossas expectativas”, reconheceram as russas.

A provar que não há dois jogos iguais, no sábado as portuguesas tinham derrotado (25/23 e 21/18) Olga Sorokina e Ksenia Dabizha.



“Foi uma emoção muito grande e uma sensação única nas nossas vidas. Chorámos quando vimos a bandeira de Portugal na cerimónia de entrega de prémios.

Conseguimos elevar bem alto o nome de Portugal no Voleibol de Praia internacional e gostamos de acreditar que somos motivo de orgulho para os portugueses.

Gostávamos de agradecer às nossas colegas que treinaram connosco porque foram muito importantes na nossa evolução, aos nossos treinadores, tanto de femininos como de masculinos, pelo seu apoio, ao pessoal da Federação que nos tem vindo a ajudar, a apoiar e a dar força nos jogos, aos nossos familiares, que sempre estiveram presentes, e ao público, que foi inexcedível no apoio ao longo da competição.

Foi fantástico chegarmos aqui. Esta medalha não estava nos nossos horizontes.

É sempre motivo de grande orgulho representar o nosso país, quer no Indoor quer na praia e gostávamos de ter melhores condições para voltarmos a competir a nível internacional no Voleibol de Praia e continuarmos a dignificar o nome de Portugal”, salientaram Joana e Mariana.


in FPV






 
Open da Noruega, 12.ª Etapa do Circuito Mundial

«Maia/Rosas e Pedrosa/Gaspar em Kristiansand»


Miguel Maia/Pedro Rosas e José Pedrosa/Hugo Gaspar entram amanhã em acção no Torneio de Qualificação do Open da Noruega, a decorrer na localidade de Kristiansand, 12.ª etapa do torneio de masculinos do Circuito Mundial de Voleibol de Praia ( Swatch FIVB World Tour 2010).



O Open da Noruega é a antepenúltima etapa do Circuito Mundial, faltando apenas realizar o Open da Finlândia (17 a 22 de Agosto) e o Open da Holanda (24 a 29 de Agosto).






in FPV

Sem comentários: